ABAIXO-ASSINADO EM DEFESA DA VERDADE SOBRE O ESPIRITISMO
Para: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
ABAIXO-ASSINADO EM DEFESA DA VERDADE SOBRE O ESPIRITISMO
Nós, abaixo assinados, manifestamos nosso repúdio às afirmações absurdas e mentirosas contra o Espiritismo, que repetem as mesmas calúnias proferidas há 160 anos contra essa doutrina séria e profundamente cristã.
Recentemente, Frei Gilson, Padre Chrysthian Shankar e outros sacerdotes católicos fizeram declarações irresponsáveis, afirmando que “o católico não pode pisar no centro espírita”, que “o Espiritismo envolve práticas de magia e adivinhação”, e que, se alguém encontra cura no Espiritismo, isso ocorreria porque “o diabo também pode curar”.
Essas falas não apenas demonstram total desconhecimento do Espiritismo, mas também propagam deliberadamente falsidades sobre uma doutrina que se fundamenta na fé raciocinada, no estudo sério e na caridade sem interesses.
O Mesmo Ataque Feito a Jesus
A acusação de que o Espiritismo cura pelo “diabo” repete exatamente o que os fariseus disseram a Jesus quando O acusaram de expulsar demônios pelo poder de Belzebu. Jesus, no entanto, respondeu com clareza:
“Se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino?” (Mateus 12:26)
E ainda ensinou:
“Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.” (Mateus 7:17-18)
Se no Espiritismo há cura, consolo e esclarecimento, como podem Frei Gilson, Padre Chrysthian Shankar e outros sacerdotes católicos afirmar que isso vem do mal? Acaso Jesus estava errado ao dizer que o bem só pode vir do bem?
Apoio no Velho Testamento: Um Perigo Moral
Além disso, esses religiosos se valem do Velho Testamento para condenar o Espiritismo, usando passagens como Deuteronômio 13:6-20, onde "Deus" supostamente ordena a execução por apedrejamento daqueles que acreditam em outros deuses.
Será que, em pleno século XXI, devemos aceitar que líderes religiosos defendam ideias de intolerância baseadas em um texto que manda matar quem pensa diferente?
Que tipo de cristianismo é esse que ignora o ensinamento de amor e misericórdia de Jesus para se apoiar em ordens de morte do Antigo Testamento?
Nossa Posição
O Espiritismo não é magia, não é feitiçaria, não se baseia em rituais ocultos. Ele se fundamenta na fé raciocinada, no estudo sério e na prática da caridade sem distinção de crença.
Por isso, exigimos que Frei Gilson, Padre Chrysthian Shankar e demais sacerdotes católicos cessem imediatamente a propagação de mentiras e preconceitos contra o Espiritismo.
Não aceitaremos calados o retorno das perseguições baseadas na ignorância e na intolerância. E lançamos um desafio:
Que se demonstre UM SÓ ENSINAMENTO DE JESUS que seja contrariado pelo Espiritismo, e deixaremos de ser espíritas.
Se você quer conhecer o Espiritismo verdadeiro, convidamos a acessar o site Grupo de Estudos O Legado de Allan Kardec e a ler a obra "Autonomia: A História Jamais Contada do Espiritismo", de Paulo Henrique de Figueiredo.
Se você defende a verdade, a liberdade religiosa e o respeito entre crenças, junte-se a nós assinando este abaixo-assinado.