ABAIXO-ASSINADO EM DEFESA DA ESCRITORA ZENEIDA E CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Para: Órgãos públicos e sociedade em geral
Nós, cidadãos e cidadãs, abaixo assinados, manifestamos nosso repúdio e indignação diante dos atos de racismo, intolerância religiosa, terrorismo religioso e ameaças sofridos pela escritora Zeneida e também líder religiosa do Tambor de Mina, em decorrência da publicação e distribuição de seu livro de literatura infantil na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon.
Acreditamos que a literatura infantil é uma ferramenta poderosa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e que a diversidade cultural e religiosa deve ser celebrada e respeitada. Acreditamos que a Nochê Zeneida de Navêzuarina exerceu seu direito à liberdade de expressão e à promoção da cultura afro-brasileira, e que os ataques que sofreu são inaceitáveis e merecem o repúdio de toda a sociedade.
EXIGIMOS:
1. Apuração rigorosa dos fatos: Que as autoridades competentes investiguem os crimes de racismo, intolerância religiosa, terrorismo religioso e ameaças sofridos pela Nochê Zeneida de Navêzuarina, e que os responsáveis sejam punidos exemplarmente.
2. Garantia da segurança da Mãe de Santo: Que as autoridades competentes garantam a segurança da Nochê Zeneida de Navêzuarina, sua família e de sua comunidade religiosa, e que medidas sejam tomadas para prevenir novos ataques.
3. Promoção do respeito à diversidade religiosa: Que as Escolas Municipais e outras instituições de ensino promovam o respeito à diversidade religiosa e cultural, e que combatam o racismo e a intolerância em todas as suas formas.
4. Apoio à produção cultural afro-brasileira: Que as autoridades públicas e a sociedade civil apoiem a produção cultural afro-brasileira, e que garantam o acesso de crianças e jovens a livros e outras obras que valorizem a história e a cultura do povo negro.
Assine este abaixo-assinado e junte-se a nós na luta contra o racismo e a intolerância religiosa!