ABAIXO-ASSINADO CONTRA O PAGAMENTO ABAIXO DO VALOR DE MERCADO AOS MOTORISTAS DE APLICATIVO
Para: Uber, 99, INDRIVER
Nós, motoristas de aplicativo, cidadãos e cidadãs solidários à causa dos motoristas de aplicativo, manifestamos nosso total repúdio à política de remuneração injusta praticada pelas plataformas Uber, 99 e InDrive.
É de conhecimento público que os motoristas têm enfrentado jornadas exaustivas, aumento constante dos combustíveis, manutenção dos veículos e demais custos operacionais, enquanto continuam recebendo valores extremamente baixos por corrida. Em muitos casos, a remuneração recebida sequer cobre os gastos básicos para manter o serviço ativo, resultando em prejuízo financeiro e desgaste físico e mental.
Além disso, as empresas têm reduzido progressivamente o percentual repassado aos motoristas, sem diálogo transparente ou consideração pela dignidade e sustentabilidade do trabalho desses profissionais, que são os verdadeiros pilares do funcionamento desses aplicativos.
Diante disso, exigimos:
1. A revisão imediata da política de repasse de valores aos motoristas;
2. O estabelecimento de uma tarifa mínima por quilômetro e por minuto que respeite o custo real do trabalho;
3. Mais transparência na divisão da tarifa entre motorista e plataforma;
4. Fiscalização por parte dos órgãos competentes e criação de medidas regulatórias que garantam condições de trabalho justas e dignas aos motoristas.
Os motoristas de aplicativo merecem respeito, reconhecimento e remuneração compatível com a realidade do mercado e com os serviços que prestam à sociedade diariamente.