SUSPENSÃO DA CONSTRUÇÃO DO MURO DA CAPELA DE N.SA. DA GUIA DO QUILOMBO
Para: Para: Revmo. Pe. Valdir Gomes, com cópia ao Exmo. Revmo. Bispo Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Ao Revmo. Sr. Pároco Pe. Valdir Gomes da Silva,
Com cópia para Sua Ex.ª Rev.ma Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Senhor Pároco,
Nós, paroquianos da Comunidade de Nossa Senhora da Guia, abaixo-assinados, vimos, mui respeitosamente, a Vossa presença para solicitar providências imediatas quanto a obra que está sendo levada a cabo anexa à Capela.
Sem nenhuma consulta à comunidade, sem nenhum aviso, sem sequer sinais de ação, fomos surpreendidos no dia de ontem, 09.04.2025, pela construção de muro que cerca a Capela em seu lado direito, de forma antiestética, que descaracteriza e violenta um prédio histórico (que faz 100 anos agora!), prejudica a circulação dos fiéis, e ainda prejudica os vizinhos, dificultando-lhes o acesso às próprias casas, em flagrante desrespeito à servidão de passagem.
Aliás, a Mitra Diocesana já foi processada e condenada em anterior tentativa de construção dessas barreiras em torno da Capela, com desgaste desnecessário da Santa Igreja, que, à sua revelia, tornou-se ré por atos de terceiros, dos senhores coordenadores, ainda que bem intencionados - de quem, destaque-se, reconhecemos o zelo e dedicação extremada aos cuidados da Capela.
Mas a Mitra não pode se expor a esse risco novamente.
É absoluta a desnecessidade desse muro, seja por suposta e inexistente questão de segurança, seja pelo absurdo pastoral, porque templos inacessíveis afastam os fiéis. A obra conta com o repúdio dos paroquianos, e dos quilombenses em geral.
Hoje estamos todos de coração apertados, não queremos desavenças, mas a pacificação só se dará com o atendimento do que ora rogamos ao Revmo. Pároco: que *mande parar imediatamente a obra nefasta* e mais: *seja encaminhado o desfazimento* dela para o bem de todos.