Indignação dos Alunos de Odontologia da Universidade Positivo – Contra a Reaplicação Indevida de Prova com Gabarito Marcado
Para: Grupo Postivo, Cordenação do Curso de Odontologia e Professores Envolvidos na Disciplina de ESCI III manhã
Nós, alunos do curso de Odontologia da Universidade Positivo de Curitiba/PR, manifestamos nossa indignação e repúdio diante da decisão de reaplicação de uma prova cuja responsabilidade pela invalidação foi unicamente da instituição.
Durante a aplicação da referida avaliação, o gabarito foi entregue aos alunos com as respostas certas marcadas um erro comprovadamente causado por falha dos professores responsáveis, sob supervisão da coordenação do curso e da reitoria. Tal situação causou desconforto, insegurança e constrangimento aos estudantes presentes, além de comprometer a lisura do processo avaliativo.
Diante disso, consideramos injusta e desrespeitosa a exigência de refazer a prova, como se os estudantes fossem responsáveis pelo erro ocorrido. Reaplicar a avaliação, além de penalizar quem não contribuiu com a falha, desconsidera o esforço já empenhado na preparação para essa prova e gera um impacto negativo no desempenho acadêmico e emocional dos discentes.
Exigimos:
O reconhecimento institucional da falha cometida.
O cancelamento da reaplicação da prova.
A atribuição de notas com base na avaliação realizada, ou, alternativamente, a proposta de uma solução justa e dialogada com os alunos.
Reforçamos nosso compromisso com a ética, a responsabilidade acadêmica e a excelência do curso, mas também exigimos respeito aos nossos direitos como estudantes.
Contamos com o bom senso da Coordenação do Curso, da Reitoria e do corpo docente da Universidade Positivo para a resolução imediata dessa situação.
Atenciosamente,
Alunos do curso de Odontologia – Universidade Positivo – Curitiba/PR