Solicitação de Estudo de Mobilidade Urbana e Ajustes Viários no Jardim Ana Maria
Para: Unidade de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de Jundiaí
Nós, moradores e comerciantes abaixo-assinados da região do Jardim Ana Maria, em Jundiaí (SP), solicitamos à Unidade de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de Jundiaí a realização de um estudo técnico e a viabilização de alterações no fluxo viário da região, visando a melhoria do tráfego local, maior fluidez no trânsito e mais segurança para motoristas e pedestres.
As solicitações são:
1.? ?Implantação de mão dupla na Avenida Professor Múcio Lobo da Costa
Atualmente, essa via opera em mão única no sentido de subida. No entanto, devido ao crescimento do bairro e ao aumento do fluxo de veículos, propomos que a Avenida Professor Múcio Lobo da Costa passe a operar em mão dupla, permitindo tráfego tanto no sentido subida quanto descida. Essa mudança aumentaria a conectividade da região, otimizaria trajetos e reduziria a sobrecarga em vias paralelas.
2.? ?Criação de acesso com conversão à esquerda da Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro para a Avenida Professor Múcio Lobo da Costa
Hoje, não é possível realizar essa conversão, o que obriga motoristas a percorrerem rotas mais longas e congestionadas. Solicitamos que seja permitido o acesso direto da Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro (ao lado do Parque) para a Avenida Professor Múcio Lobo da Costa, com a devida sinalização e adequação do cruzamento para garantir a segurança viária.
3.? ?Reavaliação da sinalização de “PARE” na bifurcação entre a Avenida Professor Múcio Lobo da Costa e a Rua Hilda Del Nero Bisquolo
Atualmente, o tráfego na Avenida Professor Múcio Lobo da Costa é interrompido por uma sinalização de “PARE” ao atingir a bifurcação com a Rua Hilda Del Nero Bisquolo. Essa sinalização gera confusão e compromete a fluidez do tráfego, pois o fluxo natural de veículos segue pela Avenida Professor Múcio Lobo da Costa. Reivindicamos a remoção ou reposicionamento da sinalização de “PARE”, de forma que o fluxo principal mantenha a preferência de passagem, com o “PARE” sendo aplicado à via secundária.
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Justificativas:
• Melhoria da mobilidade urbana no bairro;
• Redução de congestionamentos e tempo de deslocamento;
• Otimização do uso das vias existentes;
• Maior segurança e previsibilidade para motoristas e pedestres;
• Benefícios diretos para moradores, comerciantes e visitantes da região.
Contamos com a atenção das autoridades competentes para que essas melhorias sejam avaliadas com prioridade e que o bairro possa receber a devida atenção no seu planejamento viário.
Assine esta petição e apoie a transformação positiva do nosso bairro!