ABAIXO-ASSINADO PELA REGULAMENTAÇÃO DE ANÚNCIOS EM PLATAFORMAS DE VÍDEO ON-LINE
Para: Congresso Nacional
Nós, cidadãos brasileiros abaixo assinados, vimos por meio deste solicitar ao Congresso Nacional a criação e aprovação de um projeto de lei que limite a exibição de anúncios publicitários em plataformas de vídeo online (como YouTube, entre outras), com as seguintes diretrizes:
1. Cada vídeo poderá conter no máximo 2 (dois) anúncios publicitários;
2. Os anúncios não-puláveis não poderão ultrapassar o tempo máximo de 1 (um) minuto;
3. Propagandas em excesso deverão ser consideradas como abuso dos direitos do consumidor, além de configurarem poluição visual e mental.
Justificamos este pedido com base na crescente insatisfação de usuários e consumidores com a imposição de múltiplos anúncios durante a visualização de vídeos, prática que prejudica a experiência do usuário, afeta negativamente a atenção e interfere na liberdade de consumo de conteúdo digital.
A publicidade em excesso se tornou uma prática invasiva, que prioriza o lucro em detrimento do bem-estar do usuário, o que fere os princípios do Código de Defesa do Consumidor e do Marco Civil da Internet.
Assim, solicitamos a atenção dos parlamentares para que promovam uma legislação mais justa e equilibrada no ambiente digital, que respeite o consumidor brasileiro e combata práticas abusivas no setor de tecnologia e entretenimento online.
Contamos com o apoio da sociedade e o compromisso do Congresso Nacional para que essa medida seja analisada com seriedade e zelo.