CARTA PÚBLICA PELA ESTRUTURAÇÃO DO ESTÚDIO DE SOM DO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL
Para: Estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR
Prezado colegiado do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus II (Faculdade de Artes do Paraná), nós, como estudantes, viemos por meio desta carta e através do Centro Acadêmico “Zé do Caixão”, expor uma situação que há tempos compromete a qualidade de ensino e formação oferecida aos estudantes: A insuficiência estrutural do estúdio de som. Atualmente, o espaço não comporta as necessidades técnicas mínimas para que possamos realizar os processos de edição e mixagem de som, o que compromete a entrega dos trabalhos e limita drasticamente nossa capacidade de absorver o conteúdo ministrado nas disciplinas, especialmente aquelas que exigem prática e experimentação. A falta de uma estação de mixagem em 5.1 canais, tecnologia que já é o padrão de mixagem no cinema há décadas, restringe a distribuição de filmes produzidos dentro da universidade, restringindo também a visibilidade trazida por esses filmes que, em outra situação, poderiam ganhar mais notoriedade e trazer atenção ao curso de Cinema e Audiovisual. Além disso, a situação compromete também o trabalho dos docentes, que não recebem os materiais necessários para ministrar suas aulas de forma adequada. O curso de Cinema e Audiovisual é fruto de uma grande trajetória de luta e resistência coletiva, e foi através dessa luta que se possibilitou, ao longo dos anos, que se consolidasse como formadora de profissionais que hoje atuam no mercado do audiovisual paranaense e brasileiro. A excelência que se reconhece nos trabalhos dos egressos do curso foi possível porque, mesmo diante das dificuldades, nunca foi deixado de reivindicar e construir as condições necessárias para que houvesse um ensino de qualidade e público. É válido lembrar também que o curso, é um dos mais concorridos dentro da UNESPAR, e assim se faz necessário que seja estruturado de maneira a aceitar e acomodar os estudantes que estão hoje matriculados no curso, e também os que virão. Sabemos que o espaço físico que hoje ocupamos na universidade é provisório, e é com essa consciência que reforçamos: a transitoriedade não pode servir de justificativa ou impedimento para negligenciar as condições de formação das turmas que estão aqui e das que ainda virão. Cada estudante que ingressa no curso tem consigo o direito de ter acesso à melhor estrutura que a universidade pública pode oferecer. Não apenas como direito individual, mas como responsabilidade institucional com a formação cultural e técnica do país. Por isso se coloca pautada a etapa de finalização de som, que inclui montagem, edição, mixagem e masterização, que é parte essencial do processo de realização audiovisual. Mais do que um mero “encerramento”, ela é o ponto de convergência de todas as escolhas narrativas, estéticas e técnicas de um projeto. No entanto, é justamente essa etapa que mais nos impede de avançar. Apesar de termos disciplinas dedicadas exclusivamente à finalização, não dispomos sequer das condições básicas para finalizar nossos filmes de forma apropriada. Isso repercute diretamente na possibilidade de circular nossas obras dentro e fora da universidade, fechando portas que deveriam estar se abrindo. Por fim, é necessário ressaltar que a estruturação adequada do estúdio de som é também uma questão de permanência estudantil. Um currículo eficiente na prática, e não apenas na teoria, é fundamental para que possamos nos aprofundar em múltiplas etapas do fazer cinematográfico e audiovisual, honrando o título de bacharel que almejamos conquistar. Muitos de nós também somos trabalhadores e, não fosse pela universidade pública, jamais teríamos a oportunidade de acessar a estrutura e o aprendizado necessários para a realização não apenas de nossos projetos, mas, especialmente, de nossos sonhos como realizadores, cineastas e artistas. Como estudantes, lutaremos para garantir que este espaço ofereça, de fato, as condições para permanecer, aprender, criar e transformar. Seguimos em coletivo, pela valorização do nosso curso, pela dignidade da nossa formação e pela potência das artes do cinema e do audiovisual. E, convidamos toda a comunidade acadêmica, docentes, técnicos e estudantes a se solidarizarem com essa causa e a somarem forças conosco para que possamos, juntos, construir soluções e garantir as condições que nossa formação exige e merece. A seguir, listamos os equipamentos e recursos necessários para o funcionamento adequado do estúdio de som, conforme especificado pelo docente Ulisses Galleto, com foco na montagem de uma estação de edição e mixagem 5.1: Preferencialmente os equipamentos: 1 Interface Focusrite Scarlett 18i20 5 Monitores JBL308 MKII 1 Monitor subwoofer JBL310S 1 Computador Windows que atenda os requisitos recomendados do software Pro Tools Ultimate 1 Acesso estável a internet de qualidade Software: Pro Tools Ultimate Alternativamente os equipamentos: Monitores Behringer B2031A / Yamaha HS8 / KRK G3 8 Subwoofer KRK S10 / Yamaha NS SW100bl Obs. Os cabeamentos e conectores serão escolhidos após a aquisição do sistema. É importante ressaltar que todos os itens listados e adquiridos sejam novos e de boa qualidade.
Centro Acadêmico “Zé do Caixão”, Giordanno da Silva Bottezini e Estudantes do curso de Cinema e Audiovisual.