Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

ABAIXO-ASSINADO PELA DIVISÃO DOS BAIRROS CASTELÂNDIA E SÃO PEDRO

Para: Moradores das regiões de Castelândia e São Pedro - JACARAÍPE (SERRA)

À Prefeitura Municipal da Serra/ES, à Câmara Municipal da Serra/ES e aos demais órgãos competentes,

Nós, cidadãos residentes e frequentadores dos bairros Castelândia e São Pedro, localizados no município de Serra/ES, vimos, por meio deste abaixo-assinado, solicitar a formalização da divisão territorial entre os referidos bairros, nos termos da Lei Municipal nº 4.514, de 14 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o ordenamento, delimitação e denominação dos bairros da cidade.

A atual configuração gera insegurança jurídica, conflitos de endereçamento, dificuldades no acesso a serviços públicos e prejudica a identidade social da população local. Além disso, cada bairro já conta, de fato, com sua própria liderança comunitária, havendo a necessidade urgente de regularizar formalmente essa divisão para que possam ser realizadas eleições comunitárias separadas, respeitando a autonomia e a representatividade de cada comunidade.

A separação administrativa atenderá aos princípios da eficiência, organização e legalidade, garantindo aos moradores o direito de eleger seus representantes locais de forma adequada, conforme a realidade social vivida no território.

Assim, requeremos:

A efetiva implementação da divisão territorial entre os bairros Castelândia e São Pedro, conforme previsto pela legislação municipal aplicável;
A atualização dos registros oficiais (IPTU, Correios, cadastro da Saúde, Educação, etc.) para refletir a nova delimitação;
A possibilidade de realização de eleições comunitárias próprias para cada bairro, assegurando a correta representação dos moradores;
A divulgação ampla da nova divisão para ciência da população e das instituições públicas e privadas que atuam na região.
Justificativa Legal: A Lei nº 4.514/2016 tem como objetivo organizar o território do município da Serra, permitindo melhorias na gestão urbana e administrativa, em consonância com o crescimento populacional e urbano das regiões. A execução dessa divisão é necessária para garantir o fiel cumprimento da legislação e a melhoria dos serviços públicos, além de permitir a efetivação de lideranças comunitárias legítimas e representativas.

Por estes motivos, solicitamos a atenção e providências imediatas do Poder Público para a nossa reivindicação.

Segue abaixo a lista de assinaturas dos cidadãos que apoiam este pleito:




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 26 abril 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
3 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar