Revoga da Concessão de Parque Público na Barra Funda ao Classe A Futebol Clube
Para: Subprefeitura da Sé, Prefeitura de São Paulo
O Parque Barra Funda (https://maps.app.goo.gl/x3sm2MQpFvPW8YQU7) é um parque público na Rua do Bosque com a Rua dos Americanos, na Barra Funda em São Paulo.
Já não é de hoje que frequentadores do cachorródromo do parque, um dos espaços mais usados do parque todos os dias e noites, se queixam da falta de zeladoria, manutenção e necessidades visíveis de melhorias.
Há portão quebrado, a área alaga e vira uma piscina quando chove muito (uma pequena obra como uma calha no murinho baixo dando passagem pra água não juntar resolveria), não há luz a noite em metade do espaço (no parque e principalmente no campo há), falta uma saída de água/torneira e a área só não enche de lixo porque frequentadores (que por sua vez já pagam a prefeitura que deveria cuidar ou cobrar a quem concede a área pra uso e lucro) fazem vaquinha pra ter o mínimo de limpeza, saco de lixo, etc. Também não há sequer um banco.
A responsabilidade pela manutenção e zeladoria de todo o parque é do Classe A Futebol Clube (@classeadabarrafunda), um clube de futebol que ao ganhar da prefeitura a concessão se tornaram administradores e principais usuários do espaço e do campo de futebol, vestiários e estrutura, também lucrando com isso (com jogos, aulas de futebol, eventos (ex. no Dia da Criança, etc), mas o que se vê é que apenas o campo de futebol de grama sintética ganha atenção e cuidado e o restante fica totalmente abandonado. Enquanto isso, o campo parece até de outro parque, tem sempre tem cuidados imediatos (eventuais manutenções e melhorias, conserto de portão, manutenção e/ou troca de redes, traves, limpeza de vestiários, iluminação, bancos etc).
Foram várias as tentativas de contato com o Clube Classe A (@classeadabarrafunda) e seu presidente, José durante meses. Tudo está devidamente documentado no grupo de Whatsapp dos frequentadores do cachorródromo. Depois de muito custo tentando contato com os responsáveis do Clube ( consequentemente também responsáveis pela zeladoria de todo parque de acordo com a concessão da área da Prefeitura ao Clube) promessas chegaram a serem feitas e pareceu até animador a nós frequentadores que finalmente teríamos uma área mais digna e cuidada (como o campo de futebol e seu vestiário, né?) sem estar pedindo muito (cuidado mínimo: ter quem tirasse lixo como eles tiram do campo/vestiário, um banco pra sentar pelo menos pq td mundo é obrigado a ficar em pé ou sentar em 2 troncos encostados na árvore ao centro do cachorródromo, uma saída de água (lavar patas ou dar água pros cachorros), portões consertados, buraco pra vazão da água de chuva que junta no murinho pra não virar uma piscina quando chove, etc), alguma iluminação no lado totalmente escuro que fica a noite, basicamente isso). Mas nada foi feito até hoje.
Sendo assim, resta aos frequentadores do espaço este abaixo assinado pra que fique documentado tamanho descaso, pedindo ou ao Classe A atitudes e cuidados com o cachorródromo, ou em próxima instância pedindo ao poder público, Subprefeitura da Sé e Prefeitura de São Paulo a revoga da concessão dada ao time de futebol, que pela mesma deveria cuidar da área mas não parece se importar, fazendo então a prefeitura a manutenção da área ou concedendo o Parque a um Clube que seja verdadeiramente responsável e preocupado com todo o Parque Barra Funda (como determina a Concessão Pública outorgada) além de seus próprios interesses ignorando todo restante do espaço e os muitos frequentadores do parque.