Abaixo-Assinado para reativação do trecho Leste da ferrovia que liga Cruzeiro/SP a Três Corações/MG.
Para: Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Vice-Presidente e Senadores.
Abaixo-Assinado, subscrito por cidadãos, autoridades e representantes dos Municípios de Cruzeiro/SP, Passa-Quatro/MG, Itanhandu/MG, São Sebastião do Rio Verde/MG, São Lourenço/MG, Soledade de Minas/MG, Conceição do Rio Verde/MG e Três Corações/MG, solicitando a reativação de trecho de 175 quilômetros da ferrovia Leste.
A reativação do Trecho Leste da ferrovia, conectando o Sul de Minas Gerais ao município de Cruzeiro/SP, representa um passo estratégico para o desenvolvimento regional. Essa importante ligação ferroviária trará benefícios diretos ao turismo, ao facilitar o acesso a cidades históricas, paisagens naturais e roteiros culturais da região, atraindo visitantes de todo o país.
Além disso, a revitalização da ferrovia impulsionará a economia local por meio da geração de empregos diretos na construção e manutenção da linha férrea, e indiretos nos setores de comércio, hospedagem e alimentação. A integração logística proporcionada por esse trecho também favorecerá o escoamento da produção regional, fortalecendo a economia de pequenos e médios produtores, interligando o Estado de Minas Gerias ao Estado de São Paulo via ferrovia, e ainda, visa amenizar o impacto de cargas pesadas nas rodovias do sul de Minas.
Acreditamos que a revitalização deste trecho ferroviário será um importante vetor de desenvolvimento sustentável, beneficiando não apenas os municípios envolvidos, mas todo o circuito turístico do Sul de Minas e do Vale do Paraíba.
Diante da relevância histórica, cultural e econômica da iniciativa, solicitamos o apoio do Governo Federal e do Congresso Nacional para a viabilização desse projeto, seja por meio de incentivos, estudos técnicos ou programas de investimento em infraestrutura ferroviária voltada para o turismo e transporte de carga.