ABAIXO-ASSINADO PARA A NOVA SEDE DO CEEDV
Para: Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal
Nós, abaixo-assinados, cidadãos e cidadãs preocupados com a educação e bem-estar das pessoas com deficiência visual, viemos por meio deste solicitar ao Governo do Distrito Federal a providência de uma sede própria para o Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV), localizado provisoriamente na SGAS – Avenida L2 sul – quadra 612.
O CEEDV atende, neste momento, a 465 alunos matriculados e conta com mais de 100 pessoas na fila de espera. O atendimento é direcionado para pessoas cegas, de baixa visão, cegos-surdos e deficientes visuais com outras patologias psíquicas e neurológicas.
A escola recebe alunos não somente do Plano Piloto, mas também de todo o Entorno, de algumas cidades do Goiás e Minas Gerais. Além disso, é sabido que no Distrito Federal existem quase 100 mil deficientes visuais. Acreditamos que uma sede própria é fundamental para oferecer um ambiente adequado, seguro e acessível para o aprendizado, reabilitação e desenvolvimento dos estudantes.
A falta de uma sede própria e definitiva tem limitado as condições de ensino e impedido o atendimento pleno do segmento das pessoas com deficiência visual. Por isso, solicitamos que a Secretaria de Pessoas com Deficiência tome as providências necessárias para que o CEEDV tenha, com urgência, uma sede própria com acessibilidade e segurança.
Pedimos ainda, que no direcionamento do local para sede do CEEDV se leve em conta à dificuldade de locomoção que os deficientes visuais possuem, a intensa utilização do transporte público (ônibus e metrô) que fazem e a segurança que precisam para acessar com tranquilidade ao prédio da escola.