Pedido de oferta do curso de bacharelado em Terapia Ocupacional para polo da UEA em Lábrea
Para: André Luis Nunes Zogahib.
Mães Unidas pelo TEA solicitam apoio da sociedade labrense para a implantação do curso de Terapia Ocupacional em Lábrea
O grupo Mães Unidas pelo TEA, formado por mães atípicas do município de Lábrea, vem a público solicitar o apoio da sociedade civil, autoridades locais e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para a implantação do curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional no Centro de Ensino Superior de Lábrea.
Essa demanda nasce da urgência por profissionais capacitados no atendimento às pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como de outras condições que envolvem a saúde mental e física. O terapeuta ocupacional é essencial no processo terapêutico, promovendo autonomia, inclusão e qualidade de vida às pessoas com diferentes tipos de limitações funcionais.
Atualmente, a presença desses profissionais no interior do Amazonas é extremamente escassa, o que dificulta o acesso das famílias a um acompanhamento contínuo e especializado. Para muitas crianças, jovens e adultos, a ausência desse suporte compromete avanços significativos no desenvolvimento e na integração social.
A implantação do curso em Lábrea seria um marco histórico para a saúde pública dos povos interioranos, representando não apenas um avanço acadêmico, mas também um compromisso com a inclusão, o cuidado e a valorização da vida humana.
Diante disso, convidamos toda a sociedade labrense a unir forças conosco nessa causa. Que possamos, juntos, construir um futuro com mais oportunidades, acesso à saúde e dignidade para todos.