ABAIXO-ASSINADO CONTRA O AUMENTO ABUSIVO E A MÁ GESTÃO DO PLANO DE SAÚDE AGROS
Para: Ministério Público Federal (MPF) e Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Nós, abaixo assinados, beneficiários e agregados do plano de saúde AGROS, viemos, por
meio deste, manifestar nossa insatisfação e preocupação com as práticas do AGROS,
especialmente no que tange aos aumentos abusivos nas contribuições, além da falta de
transparência e má gestão administrativa, que impactam diretamente nossos direitos à
saúde e bem-estar. Este abaixo-assinado tem como objetivo chamar a atenção das
autoridades competentes e do AGROS para as medidas imediatas que devem ser adotadas
para corrigir as falhas prejudiciais aos seus beneficiários e agregados.
Motivação para o Abaixo-Assinado:
O plano de saúde AGROS, nos últimos anos, tem demonstrado uma gestão incapaz de
lidar com os desafios financeiros e operacionais da operadora. A cada ano, somos
surpreendidos com aumento de mensalidades de forma abusiva, sem justificativas
claras e com déficits recorrentes. Em vez de buscar soluções internas, como a
reavaliação de sua gestão financeira e a implementação de estratégias de contenção de
despesas e eficiência operacional, a operadora tem transferido os prejuízos para os
beneficiários, impondo aumentos significativos nas contribuições.
Portanto, exigimos uma mudança urgente na forma como a AGROS é administrada.
Não podemos mais ser responsabilizados por decisões de gestão falhas e precisamos de
soluções que garantam a manutenção da qualidade dos serviços e a justiça nos custos.
O plano não pode continuar a sobrecarregar seus beneficiários sem buscar alternativas
viáveis de gestão.
O que buscamos com este abaixo-assinado:
1. Revisão imediata dos aumentos abusivos: Exigimos que a operadora AGROS
reveja, de maneira urgente, os reajustes excessivos aplicados, alinhando-os aos
limites estabelecidos pela ANS e garantindo que os aumentos não sejam
desproporcionais às condições econômicas dos beneficiários. Não podemos
continuar a arcar com custos crescentes enquanto a operadora não toma medidas
eficazes de gestão interna.
2. Transparência na gestão e nos processos financeiros: Solicitamos que a
AGROS apresente, de forma clara e acessível, todos os estudos atuariais e
balancetes financeiros que justificaram os aumentos, demonstrando, de maneira
transparente, os motivos que levaram a esses reajustes e como os recursos
arrecadados estão sendo utilizados.
3. Intervenção da ANS: Dado o cenário de déficits recorrentes e má gestão,
pedimos que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) intervenha no
AGROS, conforme os termos do art. 24 da Lei nº 9.656/1998, a fim de avaliar a
necessidade de intervenção administrativa. A ANS deve avaliar a viabilidade
financeira da operadora e garantir que as ações do AGROS sejam compatíveis
com a sustentabilidade do plano, sem transferir os prejuízos aos beneficiários.
4. Responsabilidade na gestão e controle de despesas: Solicitamos que a AGROS
adote medidas eficazes de contenção de despesas e controle de desperdícios,
evitando que os custos de sua má gestão sejam repassados aos beneficiários. Isso
inclui a revisão de investimentos em ativos e custos operacionais que não
agreguem valor direto ao serviço prestado aos beneficiários.
5. Reparação dos danos materiais e morais: Requeremos que a AGROS seja
responsabilizada pelos danos materiais causados aos beneficiários, com a
devolução dos valores pagos a mais devido aos reajustes excessivos, e pelos
danos morais causados pela constante insegurança e dificuldades impostas aos
beneficiários, que se veem reféns de uma gestão falha e abusiva.
O impacto sobre os beneficiários:
O aumento constante e desproporcional das mensalidades tem colocado em risco a
acessibilidade ao plano de saúde AGROS, especialmente para os beneficiários mais
vulneráveis, como aposentados e dependentes, que têm dificuldades financeiras para
arcar com os custos.
Além disso, o aumento abusivo e a negativa de cobertura de tratamentos essenciais tem
forçado muitos a buscar alternativas no Sistema Único de Saúde (SUS), sobrecarregando
ainda mais o sistema e comprometendo a qualidade do atendimento público à
saúde.
Por meio deste abaixo-assinado, solicitamos que as autoridades competentes, incluindo a
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), intervenham para garantir a
regularização das práticas da operadora AGROS, e que esta seja responsabilizada pelos
abusos cometidos contra seus beneficiários.
Cidadãos abaixo assinados: