Abaixo-Assinado dos Alunos de Medicina do 7º Período: Por Melhorias na Avaliação, Prática Hospitalar e Transparência na Faculdade de Ciências da Saúde de São José dos Campos
Para: Academicos da turma 10 da Faculdade de Ciencias Médicas de São José dos Campos/HUMANITAS
Caros diretores e/ou responsáveis pelo núcleo de avaliação e graduação da Faculdade de Ciências da Saúde de São José dos Campos – SP, nós, estudantes da décima turma, atualmente no sétimo período do curso de graduação em Medicina, vimos por meio deste abaixo assinado apresentar:
a) quesitos acerca de problemas ocorridos durante a semana de provas de A2, do sétimo período;
b) solicitações sobre o retorno de cenários práticos hospitalares;
c) Casos de impedimento de solicitação de revisão de provas por intempestividade;
d) Critérios de correção de avaliações mais claros e isonômicos.
É o que se segue:
a) Durante a execução das avaliações práticas do segundo bimestre (A2) - OSCE, especificamente nos testes de Clínica Médica, os avaliadores se posicionaram do lado de fora dos laboratórios, sendo feita a comunicação com os avaliados por meio de sistema de captação e reprodução por ambientação sonora. Sabemos que tal proposta já era esperada, entretanto, diversos alunos relataram problemas na comunicação com os avaliadores, como falta total de comunicação, problemas de volume do áudio (inaudível ou pouco compreensível) e desobediência a cumprimento de comandos estabelecidos na ficha de apresentação do caso. Pedimos, primeiramente, que seja levando em conta tais ocorridos, devendo as notas atribuídas nesta estação específica ser pontuadas de acordo com o que foi apresentado pelos alunos, não podendo ser considerados comandos não cumpridos que dependessem de respostas dos avaliadores, tendo em vista que diagnósticos, condutas e respostas a quesitos eram raciocinados por meio de respostas claras dos avaliadores.
b) Fomos informados que não teremos os estágios em cenários hospitalares das matérias “Clínica Cirúrgica” e “Ginecologia e Obstetrícia”, sendo tais cenários substituídos por laboratórios didáticos nas dependências da própria faculdade, o que entendemos estar aquém da experiência da vivência hospitalar. A simples exposição de casos com estudo sobre sua resolução pode se dar em sala de aula, inclusive como matéria a ser ministrada. A presença ao cenário, o contato com o paciente, com a equipe local, propicia ao aluno aprender de forma muito mais completa, de forma a realmente apreender todo o conhecimento. Portanto, solicitamos que tais cenários fossem novamente incluídos em nossa grade curricular.
c) O direito de solicitação de revisão de provas encontra-se totalmente cerceado nesta fase de A2 por motivos de intempestividade pois, o resultado oficial, bem como a devolutiva e vista das provas será realizado na data de 16/06/2025 e, as avaliações de A3, já se iniciam no dia subsequente, em 17/06/2025. Fica caracterizado dessa forma o total impedimento por motivos de prazo do cumprimento de um direito do aluno de solicitar a revisão da correção de provas, devendo constar ainda que, determinados professores não aceitam questionamentos quanto a revisão de critérios avaliativos no momento da devolutiva das provas. Para tanto, solicita-se que seja dilatado o prazo ou que seja aceito questionamentos por parte dos alunos durante a devolutiva das provas.
d) Por fim, foi percebido em A1 (primeiro bimestre), que em algumas matérias (mais especificamente Clínica Médica), houve muita discrepância nos critérios de correção das provas, havendo casos inclusive de alunos com respostas totalmente semelhantes em conteúdo, atendendo ao disposto no gabarito, e com pontuações totalmente distintas. Houve relatos ainda de que, tais correções foram vinculadas ao número de faltas de alunos, o que, segundo o Ministério da Educação (MEC), não pode ocorrer, desde que, atendidos os critérios estabelecidos entre instituição e aluno (a exemplo, previsão de limite de 25% de faltas). Tal fato se comprovou devido ao expressivo número de alunos que não obtiveram a pontuação necessária, devendo se submeter à avaliação de A3. Solicitamos, portanto, que haja critérios mais claros e isonômicos nas correções das provas futuras.
É o exposto e ao que pedimos deferimento: