Criação de APP rente à trilha do RIFIFI (Rio Tavares)
Para: Moradores, visitantes e amantes da natureza
Às Autoridades Competentes
Nós, abaixo assinados, cidadãos preocupados com o meio ambiente e a qualidade de vida em nossa comunidade da Lagoinha Pequena - Rio Tavares, Florianópolis, viemos por meio deste documento solicitar a proteção da área verde situada nas encostas das Dunas do Campeche (em frente à trilha do Rififi, final da Rua Recanto das Gaivotas), que está ameaçada por planos de construção futura e modificações na sua rua adjacente já consolidada a pelo menos 15 anos como acesso dos moradores às suas residências.
Considerando a Biodiversidade: Esta área é um habitat crucial para diversas espécies de animais silvestres, que dependem do ecossistema local para sua sobrevivência. A destruição deste habitat impactará negativamente a fauna e a flora da região;
Considerando os Recursos Hídricos: A área verde desempenha um papel vital no escoamento das águas pluviais, que previne alagamentos no bairro. A manutenção deste espaço é fundamental para a saúde e segurança da comunidade.
Considerando a Qualidade de Vida: A preservação da área verde garante um ambiente mais saudável e sustentável para todos os moradores, proporcionando espaços de lazer e contato com a natureza.
Portanto, apelamos à Prefeitura de Florianópolis que:
Decrete a área como de Preservação Permanente (APP), assegurando sua proteção contra qualquer tipo de construção ou degradação, e que regularize a rua já consolidada como pública, mantendo-a em seu estado atual e evitando intervenções que possam prejudicar a área verde adjacente.
Por isso, pedimos o apoio de todos os cidadãos e moradores do bairro para juntos lutarmos pela preservação deste importante patrimônio natural.