Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Remoção de Homenagem Fascista em praça pública de Rio Claro SP

Para: Prefeitura de Rio Claro SP

ABAIXO-ASSINADO: Pela mudança do nome da Praça Plínio Salgado e a retirada do busto fascista em Rio Claro–SP
Você já imaginou se na Alemanha existisse uma praça em homenagem a Adolf Hitler? Ou se, na Itália, ainda houvesse monumentos celebrando Benito Mussolini? Seria um escândalo internacional — e com razão! Fascismo não se homenageia. Fascismo se repudia.

Infelizmente, algo muito semelhante existe no Brasil — e tem passado despercebido há décadas. Em 1977, no bairro do Estádio, em Rio Claro–SP, foi inaugurada a Praça Plínio Salgado, incluindo um busto do próprio. Mas quem foi Plínio Salgado?

Plínio Salgado foi o fundador da Ação Integralista Brasileira (AIB), o movimento que ficou conhecido internacionalmente como “o fascismo brasileiro”. Inspirado diretamente pelo regime de Mussolini, Salgado defendia uma ideologia autoritária, antidemocrática, violenta e alinhada ao que há de mais sombrio na história do século XX. É inaceitável que um símbolo como esse ainda seja celebrado em espaço público, com o aval do Estado.

Manter essa homenagem é desrespeitar a memória das vítimas do fascismo, é normalizar o autoritarismo e insultar os valores democráticos que regem nossa Constituição. Não se trata somente de mudar um nome ou remover um busto — trata-se de dizer “não” ao fascismo e ao que ele representa.

Por isso, nós, abaixo-assinados, exigimos que:

— O nome “Praça Plínio Salgado” seja alterado imediatamente por outro que represente os valores democráticos e humanitários do povo de Rio Claro e do Brasil;

— O busto em homenagem ao fascista seja removido do local, e destinado, caso necessário, a um contexto histórico apropriado, como um museu — jamais a uma praça pública;

— A Prefeitura Municipal de Rio Claro se posicione publicamente contra homenagens a figuras fascistas e adote medidas para evitar situações semelhantes.

Não podemos deixar que o fascismo seja tratado com normalidade. Assine este abaixo-assinado e ajude a construir um país que valorize a democracia, a justiça e a memória histórica.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 26 junho 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
36 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar