Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Em defesa da linha 38 (Galeão x Alvorada - Parador) do BRT Transcarioca

Para: Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Companhia Municipal de Transporte Coletivo do Rio de Janeiro (BRT Mobi Rio), Prefeitura do Rio de Janeiro

No dia 1º de julho de 2025, a concessionária Mobi-Rio anunciou em suas redes sociais — e afixou avisos em todas as estações do corredor Transcarioca — que a linha noturna 38 (Galeão x Alvorada - Parador) será extinta a partir do dia 12/07/2025. Em seu lugar, as linhas 35 (Paulo da Portela x Alvorada - Parador) e 42 (Galeão x Madureira-Manaceia - Parador) passarão a operar 24 horas por dia. Com isso, quem desejar seguir de um extremo ao outro da linha, seja em direção à Zona Norte ou à Barra/Jacarepaguá, será obrigado a fazer baldeação em Madureira durante a madrugada.

As redes sociais da Mobi-Rio estão repletas de críticas à decisão, mas, mesmo diante do clamor popular, a empresa segue determinada a manter as mudanças. Por isso, detalhamos a seguir os motivos pelos quais esta decisão é prejudicial aos passageiros:

Principais desvantagens do seccionamento da linha 38:

1) Acesso precário na baldeação em Madureira
A baldeação exigida entre as estações Paulo da Portela e Manaceia demanda o uso de uma escada fixa, localizada em um ambiente mal iluminado e perigoso, com risco de quedas e falta de acessibilidade. O elevador, quando funciona, opera somente até 22h, prejudicando pessoas com mobilidade reduzida, passageiros com bagagens (vindos do Aeroporto Internacional ou da Rodoviária Novo Rio, via linha 80), e demais usuários.

2) Falta de integração de horários entre as linhas 35 e 42
Não há garantias de que os horários das linhas 35 e 42 estarão coordenados durante a madrugada. Em linhas convencionais noturnas, o intervalo costuma ultrapassar 90 minutos, o que poderá deixar passageiros esperando por mais de meia hora no meio da madrugada — um horário em que a segurança e o tempo de espera são fatores críticos.

Outras mudanças que afetam diretamente a segurança dos usuários:

Jacarepaguá – Estação Divina Providência:
Indicada como operante 24 horas, a estação está localizada em área com presença constante de usuários de drogas (cracolândia), sem iluminação viária adequada. O local é extremamente perigoso à noite. Já a estação anterior, Recanto das Palmeiras – Jardim São Luiz, possui movimento constante e boa iluminação, sendo mais segura e adequada para operação noturna.

Penha Circular – Estação Pedro Taques:
Também listada como operante 24h, a estação fica em um trecho sem qualquer movimento noturno. Por outro lado, a estação Praça do Carmo, que atualmente funciona 24h, passaria a funcionar até a meia-noite. E ela está localizada em área com comércio ativo à noite e posto de gasolina 24h. Ela atende ainda trabalhadores e moradores das comunidades do Quitungo e Sereno, que frequentemente precisam de transporte nas madrugadas.

Diante do exposto, nós, passageiros do corredor Transcarioca e usuários da linha 38, exigimos que a Mobi-Rio e a Secretaria Municipal de Transportes:

1) Cancelem a extinção da linha 38, mantendo sua operação como linha noturna;
2) Estabeleçam o primeiro horário da linha 38 saindo do Terminal Alvorada às 21h, garantindo menor intervalo entre ela e o último horário da linha 42, especialmente no trecho entre Madureira-Manaceia e Fundão;
3) Assegurem que a frota da linha 38 seja composta integralmente por ônibus articulados (de 18m ou 23m), proporcionando maior capacidade de atendimento;
4) Mantenham fechadas as estações Divina Providência e Pedro Taques durante a madrugada, e mantenham abertas as estações Recanto das Palmeiras – Jardim São Luiz e Praça do Carmo, por motivos de segurança, acessibilidade e fluxo de passageiros.

Enquanto houver chance, faremos barulho. Porque a esperança é a última que morre.





Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 03 julho 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
13 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar