Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Em defesa da linha 38 (Galeão x Alvorada - Parador) do BRT Transcarioca

Para: Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Companhia Municipal de Transporte Coletivo do Rio de Janeiro (BRT Mobi Rio), Prefeitura do Rio de Janeiro

(Atualizado em 17/07/2025)

No dia 1º de julho de 2025, a concessionária Mobi-Rio anunciou em suas redes sociais — e afixou avisos em todas as estações do corredor Transcarioca — que a linha noturna 38 (Galeão x Alvorada - Parador) seria extinta a partir do dia 12/07/2025. Em seu lugar, as linhas 35 (Paulo da Portela x Alvorada - Parador) e 42 (Galeão x Madureira-Manaceia - Parador) passariam a operar 24 horas por dia. Com isso, quem desejar seguir de um extremo ao outro da linha, seja em direção à Zona Norte ou à Barra/Jacarepaguá, será obrigado a fazer baldeação em Madureira durante a madrugada.

Graças à mobilização de passageiros, críticas nas redes sociais e pressão direta, alguns avanços importantes foram conquistados:

? A linha 35 foi prolongada até a Estação Mercadão, eliminando a necessidade de baldeação por escada entre Paulo da Portela e Manaceia;
? A Estação Praça do Carmo permanece aberta durante toda a madrugada, garantindo mais segurança e acesso para quem circula pela Penha Circular;
? A Estação Divina Providência (Jacarepaguá), conhecida por sua localização perigosa e falta de iluminação, segue fechada no período noturno.

A grande incoerência: se a linha 35 foi estendida até o Mercadão, por que extinguir a linha 38?

O prolongamento da linha 35 até o Mercadão é, na prática, uma admissão de que havia demanda e necessidade de ligação direta entre a Zona Norte e a Barra/Jacarepaguá durante a madrugada. Sendo assim, por que não simplesmente manter a linha 38 operando como antes, já que ela cumpria exatamente essa função, sem exigir baldeações e trocas de ônibus?

A lógica adotada pela Mobi-Rio parece mais um remendo improvisado do que uma solução eficaz e planejada. A linha 38 já era conhecida, estruturada e consolidada. Sua extinção continua sendo uma medida equivocada e que prejudica o passageiro, especialmente o trabalhador noturno, quem carrega bagagens ou depende de acessibilidade.

Além disso, ainda há pendências que impactam diretamente a segurança e a mobilidade dos passageiros, especialmente no período da noite e madrugada.

?? A Estação Recanto das Palmeiras – Jardim São Luiz, em Jacarepaguá, segue fechada, mesmo sendo bem iluminada, com movimento nos arredores e muito mais segura que a Divina Providência, localizada em uma área de risco. A reabertura desta estação durante a madrugada garantiria uma opção segura e prática para os passageiros que precisam acessar a região durante a noite, especialmente moradores da parte oeste da Cidade de Deus.

?? Ainda não há garantias de que os horários das linhas 35 e 42 estarão coordenados durante a madrugada. Em linhas convencionais noturnas, o intervalo costuma ultrapassar 90 minutos, o que poderá deixar passageiros esperando por mais de meia hora no meio da madrugada — um horário em que a segurança e o tempo de espera são fatores críticos. Portanto, se faz necessário o retorno da linha 38.

Diante do exposto, nós, passageiros do corredor Transcarioca e usuários da linha 38, exigimos que a Mobi-Rio e a Secretaria Municipal de Transportes:

1) Cancelem a extinção da linha 38, mantendo sua operação como linha noturna;
2) Estabeleçam o primeiro horário da linha 38 saindo do Terminal Alvorada às 21h, garantindo menor intervalo entre ela e o último horário da linha 42, especialmente no trecho entre Madureira-Manaceia e Fundão;
3) Assegurem que a frota da linha 38 seja composta integralmente por ônibus articulados (de 18m ou 23m), proporcionando maior capacidade de atendimento;
4) A abertura da Estação Recanto das Palmeiras - Jardim São Luiz, para atender melhor aos moradores da Cidade de Deus.

Seguiremos atentos, mobilizados e cobrando melhorias. Transporte público digno, seguro e funcional é um direito de todos.
Já Assinaram
14 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 03 julho 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico