Pela Liberdade de Escolha: Fim do Voto Obrigatório no Brasil
Para: Presidente do Senado Federal Presidente da Câmara dos Deputados Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ministro da Justiça e Segurança Pública Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados Senadores e Deputados Federais do Congresso Nacional Presidência da República
Em pleno século 21, é inaceitável que o Brasil continue obrigando seus cidadãos a votar, mesmo que muitos não se sintam representados por nenhum candidato ou partido político.
O voto deve ser um direito, jamais uma obrigação imposta pelo Estado.
Atualmente, milhões de brasileiros são forçados a participar de um sistema eleitoral em que não acreditam, apenas para evitar multas ou sanções burocráticas. Essa obrigação alimenta a alienação política, estimula votos desinformados e esvazia o verdadeiro sentido da democracia.
Em diversas democracias do mundo, como Estados Unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido, o voto é facultativo — e quem vota, vota por convicção, não por obrigação.
Por isso, nós, abaixo-assinados, exigimos a realização de um plebiscito nacional para que o povo decida democraticamente:
? Manter o voto obrigatório
OU
? Garantir o direito ao voto facultativo
Nossa luta é pela liberdade de escolha, pelo respeito ao cidadão e por uma democracia mais justa e consciente.
Voto deve ser um direito, nunca uma imposição.
Se você também acredita que democracia é liberdade, apoie esta causa e assine este abaixo-assinado.