Permanência dos exames práticos de direção veicular, realizados na cidade de Lupércio e Vera Cruz/SP
Para: Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP)
Nós, abaixo assinados, cidadãos residentes nos municípios de Vera Cruz/SP, Lupércio/SP e região,
manifestamos nossa indignação e repúdio à decisão do Departamento Estadual de Trânsito de São
Paulo (DETRAN-SP) de retirar a aplicação do exame prático de direção veicular das referidas
cidades.
Essa medida prejudica diretamente os candidatos à primeira habilitação, que serão obrigados a se
deslocar para outras cidades, enfrentando maiores custos com transporte, alimentação, logística e
até comprometendo sua preparação emocional para o exame. Trata-se de um retrocesso que fere o
princípio da descentralização dos serviços públicos e penaliza especialmente a população de
menor poder aquisitivo.
Ressaltamos que as cidades de Vera Cruz e Lupércio já possuem estrutura adequada, profissionais
habilitados e tradição na aplicação dos exames práticos, contribuindo com a formação de
condutores conscientes e preparados.
Solicitamos, portanto, que o DETRAN-SP reveja essa decisão e mantenha a realização dos
exames práticos de direção nas cidades de Vera Cruz e Lupércio, garantindo o acesso
democrático, igualitário e eficiente ao serviço público de habilitação de condutores.
Contamos com o apoio das autoridades municipais, estaduais e de toda a sociedade para a
manutenção desse direito.