ABAIXO-ASSINADO PELA RETOMADA DA FASE 2 NA CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE - LOUVEIRA SP
Para: Paulo Alberto Finamore - Prefeito de Louveira e Priscila Josefina Hass Ferreira - Secretária da Educação
Nós, pais, mães, responsáveis e membros da comunidade, viemos por meio deste abaixo-assinado manifestar nossa solicitação pela retomada da Fase 2 na Creche Municipal Pequeno Príncipe de Louveira - SP.
A Fase 2 é uma etapa essencial na continuidade do desenvolvimento infantil, especialmente por atender crianças que já estão adaptadas ao ambiente da creche, aos profissionais que as acompanham e à rotina escolar. A transferência das crianças gera impactos emocionais significativos, que são afastados de um espaço onde já construíram vínculos afetivos, segurança e confiança. Considerando que a unidade já serious essa fase, acreditamos não ser necessário nesse momento investimento em obras, o que tornaria o processo mais oneroso.
Manter as crianças pequenas em um ambiente acolhedor e familiar é fundamental para seu bem-estar e crescimento saudável. Entre os principais benefícios da retomada da Fase 2, destacamos:
• Segurança emocional, ao permanecerem no ambiente onde já se sentem confiantes e acolhidos;
• Fortalecimento dos vínculos afetivos com educadores e colegas, fundamentais para o desenvolvimento social e afetivo;
• Estabilidade na rotina, que contribui diretamente para o equilíbrio emocional dos bebês;
• Continuidade no processo educativo, respeitando a etapa do desenvolvimento infantil com atividades apropriadas para a idade;
• Apoio indispensável às famílias, que podem manter suas rotinas com a tranquilidade de saber que seus filhos estão em um ambiente seguro e já conhecido.
A Creche Municipal Pequeno Príncipe é referência em acolhimento e cuidado na primeira infância. Por isso, a retomada da Fase 2 representa um investimento direto no bem-estar das crianças e na tranquilidade das famílias.
Diante disso, solicitamos à Secretaria Municipal de Educação que avalie com sensibilidade e atenção essa demanda urgente da comunidade, priorizando o direito das crianças à continuidade de seu desenvolvimento em um ambiente seguro, estável e afetuoso.
Contamos com o apoio de todos para que essa solicitação seja atendida com a seriedade e a responsabilidade que a infância merece.