Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela Convocação dos Aprovados no Concurso Público da Prefeitura de Goiânia – Edital nº 001/2020

Para: Senhor Prefeito de Goiânia, Vossa Excelência, Sandro Mabel

Nós, aprovados no concurso público da Prefeitura de Goiânia – Edital nº 001/2020, e cidadãos preocupados com a legalidade e a eficiência dos serviços públicos, solicitamos a convocação imediata dos candidatos aprovados nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Esportes , Infraestrutura (Seinfra) e Jornalismo.

É notório o déficit de servidores efetivos nas áreas mencionadas, situação evidenciada pelas constantes aposentadorias, vacâncias, exonerações, demissões e falecimentos que são regularmente publicadas no Diário Oficial do Município. Essas informações oficiais comprovam a existência de uma carência significativa de pessoal para atender à demanda dos serviços públicos municipais.

A Prefeitura tem utilizado como justificativa o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para não convocar os aprovados, mas essa justificativa é infundada pelos seguintes motivos:

O relatório do DIEESE referente ao 1º quadrimestre de 2025 aponta que o gasto com pessoal está em 46,6% da receita corrente líquida, bem abaixo do limite máximo de 54% previsto na LRF;

O artigo 22 da LRF autoriza a nomeação para reposição de vacâncias decorrentes de aposentadorias, falecimentos e exonerações nas áreas de Educação, Saúde e Segurança, independentemente do limite prudencial;

A contratação de servidores temporários também gera despesa com pessoal e não pode ser usada para justificar a ausência de nomeações;

O município acumulou, em 2025, diversas aposentadorias, exonerações e demissões, mas não realizou as convocações necessárias para suprir essas vagas, tampouco preencheu as vagas ociosas das chamadas anteriores, direito assegurado pela legislação vigente.

Diante disso, solicitamos:

A convocação imediata dos aprovados no concurso da Prefeitura de Goiânia, observando rigorosamente a ordem de classificação;

A substituição dos contratos temporários por servidores efetivos;


A manutenção da atual situação, que privilegia contratos temporários em detrimento dos aprovados, compromete a legalidade, a eficiência e a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Solicitamos, portanto, o cumprimento imediato da obrigação legal e o respeito aos direitos dos candidatos aprovados.



Goiânia, 18 de julho de 2025.

Já Assinaram
1.124 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 18 julho 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico