Petição para continuidade do PET-Saúde Equidade
Para: Pró Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora e Secretaria de Saúde
Viemos por meio deste solicitar a manutenção do Programa PET-Saúde Equidade em nosso município, considerando sua importância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e os inúmeros benefícios que tem proporcionado tanto à população quanto aos seus participantes. O programa tem se mostrado essencial para a qualificação dos serviços de saúde, promovendo práticas mais inclusivas, humanas e voltadas para a equidade. Além disso, fortalece a integração entre ensino, serviço e comunidade, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e comprometidos com as necessidades reais da população. A presença do PET-Saúde Equidade, embora tenha vivenciado alguns entraves de comunicação, tem gerado impactos positivos concretos na rede de atenção à saúde, ampliando o acesso, promovendo o cuidado integral e valorizando as diversidades sociais, étnico-raciais e culturais. Diante disso, reafirmamos nosso apoio à continuidade do programa e solicitamos às autoridades competentes que garantam sua permanência e fortalecimento, assegurando a continuidade das ações que vêm promovendo transformações significativas na saúde pública local.