Reivindicação pelo acesso justo de trabalhadores não residentes à Vila de Jericoacoara
Para: PREFEITURA DE JIJOCA DE JERICOACOARA
Nós, trabalhadores não residentes da Vila de Jericoacoara, vimos por meio desta petição manifestar nossa insatisfação com as recentes mudanças promovidas pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, que restringem o acesso de nossos veículos à vila, prejudicando diretamente nossas atividades profissionais.
As novas regras obrigam os trabalhadores a deixarem seus veículos em estacionamentos distantes de seus locais de trabalho, e a dependerem de um transporte público insuficiente, disputado com os moradores da vila — o que dificulta ainda mais nossa rotina e dignidade como cidadãos.
Essas decisões foram tomadas sem consulta popular, afetando de forma grave um grupo que sustenta boa parte da estrutura turística e de serviços da vila.
Sugerimos como solução a retomada do ponto de embarque/desembarque de veículos de Jijoca nas proximidades da Pousada do Norte, área de baixo fluxo e que não interfere nas vias de bloqueio da vila. Isso diminuiria o uso dos transportes internos pelos trabalhadores sem veículos, restando apenas a fiscalização para garantir que apenas trabalhadores sejam transportados — o que pode ser facilmente feito com a identificação visual (como a posse de capacetes dos motociclistas).
É inadmissível que decisões dessa magnitude sejam tomadas ignorando o impacto direto na vida de centenas de trabalhadores e suas famílias. Confiamos que a atual gestão municipal saberá rever essa medida e escutar o clamor popular, como prometido em campanha.
Assine esta petição se você também apoia a luta por um transporte digno, justo e acessível para os trabalhadores que fazem Jericoacoara funcionar todos os dias.