MANIFESTO CONTRA FECHAMENTO DE CLASSES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO
Para: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAAULO
MANIFESTO CONTRA O FECHAMENTO DE CLASSES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO
Sr. Governador, Tarcísio Gomes de Freitas
Sr. Secretário Estadual da Educação, Renato feder,
Professoras e professores, antes de mais nada educadores e educadoras, têm compromisso com seus estudantes, determinados a abrir-lhes os caminhos do conhecimento e prepará-los para um futuro de realizações pessoais e profissionais.
O Estado, por mandamento constitucional, tem a obrigação de oferecer a toda a população, sobretudo a nossas crianças e jovens, acesso ao ensino de qualidade que, nós, professores, temos o compromisso de ministrar.
Entretanto, o Governo do Estado fecha classes. Sob o argumento da transição demográfica, nega a milhares de estudantes a possibilidade de continuidade dos estudos, sobretudo no período noturno – mas não só – no ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos.
Estudantes trabalhadores, excluídos da possibilidade de estudarem no noturno, deixam a escola e, mais tarde, também não encontrarão salas de EJA para recuperar a aprendizagem. Não podemos aceitar!
O fechamento de classes e o desligamento de professoras e professores, não é apena decisão administrativa, mas ruptura de um trabalho coletivo realizado por profissionais formados e vocacionados. Professores, estudantes e, por extensão, toda a educação pública sentem os impactos dessa ruptura perversa.
Contraditoriamente, há nas escolas estaduais salas superlotadas, e essa condição prejudica, e muito, o trabalho dos professores e aprendizagem dos estudantes.
Por meio deste manifesto, queremos expressar nossa total discordância com o fechamento de classes, reivindicar:
a) interrupção do fechamento de classes;
b) reabertura das classes fechadas;
c) número máximo de 25 estudantes por classe;
d) recontratação e contração de professoras e professores em número suficiente para ministrarem todas as aulas necessárias.
Nome RG