Reintegração da Ouvidora Maria Joana Razo ao Cargo no DRS-X de Piracicaba
Para: Eleuses Paiva E Glauco Cyriaco
Nós, abaixo-assinados, cidadãos do Estado de São Paulo, vimos, por meio deste documento, expressar nossa profunda preocupação e solicitar a imediata reintegração da servidora Maria Joana Razo ao cargo de Ouvidora no Departamento Regional de Saúde de Piracicaba – DRS-X, situado à Rua do Trabalho, nº 602, Piracicaba/SP.
A referida profissional foi exonerada de suas funções após intervir, em caráter institucional e humanitário, em favor de um paciente com câncer que não estava tendo acesso ao tratamento adequado. Como é de conhecimento público, a função de ouvidoria é justamente a de zelar pelo bom atendimento à população, atuando como ponte legítima entre o cidadão e a administração pública. O afastamento da servidora após esse episódio demonstra possível retaliação diante do cumprimento ético de suas atribuições funcionais.
Diante disso, solicitamos que a servidora Maria Joana Razo seja reintegrada ao seu cargo de origem, como Ouvidora do DRS-X de Piracicaba, reafirmando o compromisso da Secretaria de Saúde com a transparência, a ética e a escuta ativa às necessidades da população.