RECONSIDERAÇÃO DAS EXPULSÕES DE ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO
Para: Direção da Academia de Polícia Sylvio Terra
Nós, abaixo assinados, vimos respeitosamente solicitar a reconsideração da decisão de expulsar dois alunos do curso de formação em razão de um vídeo que circulou nas redes sociais. Embora compreendamos a importância da disciplina e do respeito às normas institucionais, acreditamos que a penalidade aplicada foi desproporcional ao fato ocorrido.
Os dois alunos sempre se destacaram por sua postura íntegra, comprometida e respeitosa ao longo de todo o curso. São vistos por colegas e instrutores como bons alunos, dedicados à missão de servir à Polícia Civil com honra e responsabilidade. Não possuem antecedentes de conduta inadequada e sempre demonstraram zelo pela formação e pelos valores da instituição.
O vídeo em questão tratava-se de uma brincadeira entre colegas, sem qualquer intenção de manchar a imagem da Polícia Civil ou ferir a dignidade da instituição. O conteúdo não veiculava insultos, ataques, nem mensagens desrespeitosas à corporação ou aos seus valores.
A academia de polícia deve, sim, primar pela disciplina, ética e respeito. No entanto, acreditamos que a missão da instituição também envolve educar, corrigir e orientar, e não apenas punir. Agradecemos o empenho na tentativa de solução do caso, em contrapartida acreditamos que o espírito de corpo que tanto nos foi ensinado, é materializado por meio desta petição em que requer a flexibilização da medida punitiva.
Pedimos respeitosamente portanto, a revisão da decisão, com a substituição da pena por medida mais adequada, que permita aos alunos refletirem sobre o ocorrido, corrigirem sua conduta e seguirem com seus estudos e com o sonho de servir à sociedade.