Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Valorização dos Melhores da ESA: Acesso à AMAN e Carreira Justa para Sargentos

Para: Ao Comandante do Exército Brasileiro, ao Chefe do Estado-Maior do Exército e ao Ministério da Defesa

Assunto: Valorização dos Melhores Alunos da ESA e Ampliação das Perspectivas de Carreira para os Sargentos

Nós, militares e cidadãos signatários deste abaixo-assinado, solicitamos a criação de mecanismos que permitam:

1. A transferência dos melhores alunos de cada arma da Escola de Sargentos das Armas (ESA) para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), conforme critérios de mérito, desempenho e conduta exemplar;


2. A reformulação do atual sistema de promoções dos sargentos do Exército, assegurando possibilidades reais de ascensão até postos mais elevados como tenente-coronel ou coronel, de forma semelhante ao que já ocorre em outras forças, como na Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da EEAR.




Motivos da Proposta

Aproveitamento do mérito: Muitos alunos da ESA se destacam por excelência acadêmica, física e comportamental, mas acabam limitados por barreiras institucionais que não refletem seu potencial de liderança e capacidade técnica.

Desmotivação e evasão de talentos: A ausência de perspectiva real de ascensão até altos postos desestimula militares comprometidos, que poderiam contribuir de forma mais estratégica na estrutura das Forças Armadas.

Desigualdade interna entre as Forças Armadas: Enquanto sargentos da Aeronáutica (EEAR) podem atingir patamares superiores, no Exército, a progressão ainda é demasiadamente limitada — mesmo para aqueles com décadas de serviço e reconhecido mérito.



Benefícios da Proposta

1. Fortalecimento da meritocracia militar
Os melhores da ESA seriam reconhecidos e teriam a chance de seguir rumo à AMAN, ampliando suas competências e potencial de comando.


2. Aumento da qualidade nos quadros de oficiais
Oficiais oriundos da carreira de sargentos trazem experiência prática e conhecimento real da tropa, tornando-se líderes mais preparados e respeitados.


3. Estímulo à excelência e ao profissionalismo
Uma estrutura que reconhece e premia o mérito estimula o aperfeiçoamento contínuo dos militares.


4. Retenção de talentos dentro da Força
Ao dar perspectiva de ascensão, o Exército reduz a perda de profissionais altamente capacitados para o setor civil ou para outras instituições.




Impacto nas Tropas

Tropas mais motivadas e disciplinadas, ao saber que o esforço e o desempenho são recompensados com oportunidades reais.

Comando mais qualificado, com líderes que conhecem profundamente o dia a dia da tropa, pois já estiveram em posições operacionais antes de ascenderem.

Unidade fortalecida por uma cultura de reconhecimento, justiça e valorização do esforço individual e coletivo.
Já Assinaram
2 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 29 julho 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico