MANIFESTO PELA AMPLIAÇÃO DA COLETA SELETIVA NAS COMUNIDADES DO NORTE DE UBATUBA
Para: Exma. Prefeita de Ubatuba
Nós, moradores e moradoras das comunidades do norte de Ubatuba, unimos nossas vozes neste manifesto para reivindicar o que é nosso por direito: a ampliação imediata da coleta seletiva de resíduos sólidos para nosso território.
Desde outubro de 2023, a Prefeitura de Ubatuba firmou contrato com a Cooper Coco e Cia, com recursos da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), garantindo a coleta seletiva na região central do município - e prevendo sua ampliação para outras regiões. Porém, até agora, nossas comunidades continuam à margem dessa política pública essencial.
Todos os anos, especialmente nos feriados e na alta temporada, enfrentamos sérios problemas com o lixo acumulado e descartado de forma incorreta. A ausência de um sistema adequado de coleta seletiva afeta a saúde, a qualidade de vida, o turismo e o meio ambiente, além de gerar mais poluição e altos custos com o transporte de resíduos para o aterro em Jambeiro, a 120 km de distância.
Temos exemplos que provam que a solução é possível e viável. A comunidade da Almada, com esforço próprio e sem apoio público, criou Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e já encaminhou cerca de 20 toneladas de recicláveis à Cooperativa somente em 2024. Se conseguimos fazer isso com recursos locais e boa vontade, imaginem o que seria possível com o apoio do poder público!
Não estamos pedindo favores. Estamos pedindo a garantia de um direito previsto por lei, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ubatuba.
Por isso, abaixo-assinamos este manifesto, solicitando:
- A ampliação imediata da coleta seletiva para as comunidades do norte de Ubatuba;
- A instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estruturados, com apoio de moradores remunerados;
- A realização de campanhas de educação ambiental e mobilização comunitária;
- A transparência na divulgação dos resultados da coleta seletiva em todo o município.
Queremos um norte de Ubatuba mais limpo, mais justo, mais sustentável!
A hora é agora! Junte-se a nós nesta luta por dignidade, saúde e respeito ao meio ambiente!