Solicitação de Reavaliação do Impacto do Uso Excessivo das Plataformas Digitais na Vida Escolar dos Estudantes
Para: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Nós, signatários deste documento, enquanto cidadãos preocupados com o futuro e o bem-estar dos alunos da rede pública paulista, vimos por meio desta expressar nossa preocupação e solicitar uma análise urgente das ferramentas digitais adotadas pelo Governo para fins educacionais e de gestão, visando compreender o impacto do uso excessivo dessas tecnologias na rotina escolar dos jovens.
Reconhecemos a relevância da inovação tecnológica no ensino, mas notamos que a forte dependência de plataformas online tem gerado dificuldades significativas para os alunos, principalmente no que diz respeito ao equilíbrio entre a tecnologia e o bem-estar emocional e mental. O tempo elevado em frente às telas e a grande quantidade de informações digitais têm contribuído para o aumento do estresse, da sobre carga emocional e, em alguns casos, até para a queda no desempenho escolar.
Pedimos ao Governo do Estado de São paulo que tome medidas como:
Realizar estudos sobre os efeitos do uso prolongado de plataformas digitais na saúde mental e no desempenho escolar dos alunos, com a ajuda de especialistas. É necessário criar políticas públicas que equilibrem o uso das ferramentas digitais, implementar apoio psicológico para alunos sobrecarregados e desenvolver alternativas de aprendizado que reduzem a dependência das plataformas. Também sugerimos revisar as funcionalidades das plataformas para garantir que atendam adequadamente ás necessidades dos alunos.
Atenciosamente,