Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PETIÇÃO PARA A REAVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE PROIBIÇÃO DO USO DE CELULARES NAS ESCOLAS

Para: Governo do Estado de São Paulo\ Governo Federal


Aos responsáveis pela administração das instituições de ensino.

Introdução:

Considerando o contexto de evolução tecnológica e a crescente utilização de dispositivos móveis para fins educacionais, vimos por meio desta petição apresentar a solicitação de reavaliação da política que proíbe o uso de celulares nas escolas, com a intenção de permitir o uso consciente e pedagógico desses dispositivos no ambiente escolar.

Justificativa:

Nos dias atuais, os celulares possuem uma função que vai além do simples entretenimento, sendo ferramentas de acesso à informação, comunicação e recursos pedagógicos. A utilização dessas tecnologias de maneira responsável pode agregar significativamente no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o acesso ao conteúdo digital, à pesquisa em tempo real, e ao uso de aplicativos educacionais que complementam as atividades escolares.

Além disso, o celular pode ser um recurso importante no desenvolvimento de habilidades digitais essenciais para o mercado de trabalho do futuro. Seu uso adequado pode incentivar a autonomia dos alunos e preparar os estudantes para um mundo cada vez mais digitalizado.

Proposta:

Solicitamos que as escolas revisem suas normas quanto ao uso de celulares no ambiente escolar e considerem as seguintes propostas:

1. Uso Pedagógico:
O uso do celular deve ser permitido durante atividades educacionais, como pesquisas, leitura de conteúdos digitais, uso de aplicativos educativos e outros recursos tecnológicos que possam ser utilizados de forma construtiva para o aprendizado dos alunos.

2. Regras Claras e Definição de Limites:
O uso do celular pode ser restrito a horários específicos, como durante as aulas de determinados conteúdos ou em momentos de intervalo, com uma regulamentação clara sobre as situações e condições nas quais ele pode ser utilizado.

3. Inclusão Digital:
Permitir o uso do celular nas escolas também pode contribuir para a inclusão digital de alunos que, por questões econômicas, não possuem acesso a dispositivos próprios fora do ambiente escolar.

4. Orientação e Responsabilidade:
As escolas podem adotar programas educativos sobre o uso responsável da tecnologia, abordando questões como segurança digital, comportamento online e o equilíbrio entre o uso das tecnologias e a convivência social.

Conclusão:

Acreditamos que a reavaliação dessa política não só permitirá uma melhor adaptação dos alunos à realidade tecnológica atual, mas também proporcionará oportunidades de aprendizado mais dinâmicas e interativas, promovendo um ambiente escolar mais moderno e conectado.

Assinaturas:

Espaço para assinaturas
Já Assinaram
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 01 agosto 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico