ABAIXO-ASSINADO – PELA PERMANÊNCIA DE MARICLEI MARTINS NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA SMED
Para: Prefeitura Municipal de Gravataí/Secretária da Educação
Nós, profissionais da Educação — em especial da Educação Infantil — abaixo assinados, vimos por meio deste expressar nossa profunda preocupação com a recente mudança na Coordenação Pedagógica da SMED e solicitar, de maneira respeitosa, o retorno da Sra. Mariclei Martins ao cargo de Coordenadora Pedagógica/Diretora Pedagógica
Durante o período em que esteve à frente da coordenação, a Sra. Mariclei demonstrou verdadeira dedicação ao bem-estar da infância e ao fortalecimento das práticas pedagógicas nas escolas. Além disso:
Prestava suporte contínuo e empático aos profissionais da educação;
Apresentava informações precisas e explicações claras sobre todas as questões relacionadas à educação;
Tinha uma postura firme e coerente, lutando diariamente pela qualidade das escolas, das crianças e dos profissionais;
Exercia sua função com empatia, escuta ativa e valorização dos educadores;
Sabia cobrar, quando necessário, mas sempre oferecendo apoio e direcionamento.
Infelizmente, com a chegada da atual Coordenadora Pedagógica, Sra. Suzy Santana, temos percebido um cenário bastante preocupante, marcado por:
Atitudes de arrogância e falta de empatia perante os profissionais e instituições;
Questionamentos excessivos e cobranças constantes, sem abertura para diálogo ou escuta das reais demandas das escolas;
Uma postura que demonstra priorizar o favorecimento das famílias, mesmo quando essas se encontram equivocadas em suas colocações, em detrimento do bem-estar das crianças e da organização escolar;
Falta de consideração e valorização do trabalho dos profissionais da educação, evidenciando preocupação apenas com reclamações e aparências, e não com a busca por soluções efetivas e justas.
Reiteramos que, com a Sra. Mariclei Martins na coordenação, sentíamo-nos acolhidos, motivados e verdadeiramente apoiados. Havia respeito, escuta e senso de justiça nas decisões tomadas. Tínhamos, enfim, alguém que lutava diariamente pela valorização da categoria e pela melhoria da educação.
Diante de todo o exposto, solicitamos formalmente o retorno da Sra. Mariclei Martins à função de Coordenadora Pedagógica da SMED, por entendermos que sua permanência representa um avanço para nossas escolas, nossas crianças e toda a rede municipal de ensino.
Contamos com a sensibilidade e o compromisso da Prefeitura Municipal de Gravataí e Secretaria Municipal de Educação nessa decisão.
Assinam os abaixo