Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Celulares para a orietação educacional do RS

Para: Governador do Estado do Rui Grande do Sul e Secretária Estadual de Educação

Ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio Grande do Sul
À Excelentíssima Senhora Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Nós, orientadores e orientadoras educacionais que atuamos nas escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, vimos, por meio deste abaixo-assinado, requerer providências urgentes quanto ao fornecimento de aparelhos celulares exclusivos para o exercício da orientação educacional.
O trabalho do(a) orientador(a) educacional exige comunicação constante com famílias, estudantes, professores, equipes diretivas, órgãos de proteção e demais serviços da rede de apoio, o que demanda meios ágeis, seguros e funcionais de contato. Atualmente, muitos profissionais utilizam aparelhos pessoais, o que acarreta sérios problemas:

Exposição da vida privada do servidor;

Risco ao sigilo profissional, que é parte essencial da função;

Dificuldade de organização e separação entre demandas pessoais e profissionais;

Falta de uniformidade e condições adequadas de trabalho.

A orientação educacional é uma função estratégica na escola, pois atua diretamente na mediação de conflitos, na garantia de direitos, na proteção da infância e adolescência e no fortalecimento do processo pedagógico. A ausência de ferramentas institucionais adequadas fragiliza essa atuação e compromete a qualidade do atendimento oferecido à comunidade escolar.
Diante disso, solicitamos à Secretaria de Educação e ao Governo do Estado que sejam disponibilizados celulares funcionais de uso exclusivo da orientação educacional, devidamente cadastrados e vinculados às escolas, garantindo assim a proteção de dados, o sigilo das informações e melhores condições de trabalho aos profissionais.
Cientes de nosso compromisso com a educação pública de qualidade, esperamos contar com a atenção e sensibilidade desta gestão para atender a essa demanda urgente e necessária.

Atenciosamente,

Orientadores e Orientadoras Educacionais do Estado do Rio Grande do Sul
Já Assinaram
4 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 20 agosto 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico