Pela Manutenção do Serviço de Motolâncias no SAMU 192 de Ribeirão Preto
Para: Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Ribeirão Preto, à Secretaria Municipal da Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde
Nós, cidadãos de Ribeirão Preto e região, abaixo-assinados, manifestamos nossa contrariedade à decisão de retirar o serviço de Motolâncias (GMAU) do SAMU 192, por entendermos que tal medida compromete a qualidade e a eficiência do atendimento pré-hospitalar de urgência prestado à população.
As motolâncias cumprem papel essencial no apoio rápido e eficaz em ocorrências graves, garantindo maior número de profissionais em cena, com custo reduzido de operação e verba federal subsidiada para manutenção. Sua retirada não só fragiliza a estrutura do SAMU, como também pode gerar desassistência, aumento de riscos à vida dos munícipes e prejuízos financeiros futuros ao Município.
Diante disso, solicitamos à Prefeitura Municipal e à Secretaria da Saúde a reavaliação imediata da decisão, preservando e fortalecendo o serviço de Motolâncias como parte fundamental da rede de urgência e emergência de Ribeirão Preto.