AJUSTE DE CARGA HORÁRIA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM QUIROPRAXIA DA UNINTER
Para: CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL - UNINTER
Prezados(as) Senhores(as),
Com base nas diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alguns alunos, cujos nomes citarei no final, do Curso de Tecnologia em Quiropraxia da UNINTER, vimos por meio deste solicitar a complementação da carga horária do curso, a fim de que esta atinja o mínimo exigido pela OMS.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a formação em Quiropraxia deve contemplar um mínimo de 1.805 horas de estudos comprovados em sua grade curricular. Atualmente, o curso oferecido pela UNINTER totaliza 1.660 horas, carga horária reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), porém inferior ao parâmetro estabelecido pela OMS para cursos da saúde. Essa diferença pode comprometer o reconhecimento formal da profissão como pertencente à área da saúde no âmbito internacional.
Como a UNINTER é pioneira no curso superior de tecnologia em quiropraxia, não há outras universidades com a mesma oferta, por isso essa solicitação coloca a UNINTER a frente para quando houver a regulamentação da profissão, os acadêmicos formados por esta instituição já estejam com o mínimo de carga horária exigido pela OMS.
As leis e diretrizes educacionais em vigor preveem que a instituição de ensino superior pode e deve realizar ajustes curriculares sempre que necessário, a fim de atender às exigências nacionais e internacionais, garantindo a adequada formação de seus alunos. Assim, solicitamos respeitosamente a análise e a adequação da carga horária do curso, de modo que este atenda aos parâmetros recomendados pela OMS, fortalecendo a qualidade acadêmica e profissional de seus egressos.
Certos de contarmos com a atenção e compromisso da instituição, agradecemos antecipadamente e aguardamos um posicionamento.
Atenciosamente,
_________________________________________
Grupo de Alunos do Curso de Tecnologia em Quiropraxia – UNINTER
Representante discente e monitor do curso: Rafael Bernardo Guerrero
Acadêmicos que concordam e solicitam que seja revista a carga horária:
Alaercio Fernandes dos Santos
Sirando Alves da Silva
Edmundo Migliano Neto
Waditon Vieira da Luz
Carlos Eduardo Bertotto
Tiago Augusto Cardoso
Fernanda Felix Ferreira
Fernando Korndörfer
Marjonhy da Silva Frazão
Mateus Andrade
Rafael Corrêa Toniolo
Jose Randson Silva Santos
Ketilyn Klarosk Augusto Pereira
Omar Henrique dos Reis Silva
Marcio José Cunha Dantas Nomizo
Edenira de Meira
Nelson Alcantara da Silva
Alexandre Daniel de Freitas
Ivan Rogério Fadel
Claudio Eduardo Maba
Giselle Goulart Zein
Marcos Paulo de Jesus Ramos
Valderes Patricia Coró Somavilha
Wagner Luiz Zancanaro Silva
Luciana Ligabó
Debora Hensel Morschel