TAXA ILEGAL PARA TURISTAS ENTRAREM EM ANGRA DOS REIS E ILHA GRANDE
Para: CIDADÃO COMUM
Não ao PL 39/2025 ASSOCIADA A MENSAGEM 040/2025: contra a cobrança de taxa diária de 95 reais de turistas em Angra dos Reis e Ilha Grande! O prefeito fez em caráter de urgência esse projeto pra que a população nem mesmo pudessem se manifestar.
Angra dos Reis e Ilha Grande vivem do turismo. Cada turista que chega ao nosso município movimenta hotéis, pousadas, restaurantes, bares, quiosques, embarcações, guias de turismo, comércio, transportes, artesanato e inúmeras atividades indiretas — da agricultura familiar que abastece restaurantes ao trabalhador informal que vende lembranças na praia.
O Projeto de Lei nº 39/2025, encaminhado pelo Executivo, cria a chamada “Taxa de Turismo Sustentável”, que será cobrada diariamente de cada visitante que estiver no continente ou nas ilhas.
Essa medida, na prática, vai afastar turistas e reduzir o tempo de permanência deles em nossa cidade. O resultado será:
Menos turistas ? menos consumo ? menos empregos diretos e indiretos.
Prejuízo para barqueiros, guias, hotéis, pousadas, bares e restaurantes.
Redução de renda para trabalhadores do comércio, ambulantes, artesãos e prestadores de serviços.
Efeito cascata negativo em toda a economia local.
Somos a favor do turismo sustentável, mas sem penalizar os visitantes e colocar em risco milhares de empregos que dependem dessa atividade. Há outras formas de promover sustentabilidade sem desestimular quem mantém nossa economia viva.
Por isso, nós, cidadãos, moradores e trabalhadores de Angra dos Reis, Ilha Grande e região, manifestamos nosso repúdio à cobrança da taxa diária de turistas e pedimos à Câmara Municipal que não aprove o PL 39/2025.
Assine e fortaleça a voz da população!
Juntos podemos proteger nossos empregos, nosso turismo e o futuro da nossa cidade.