Pela Reabertura do CEI Afonso Silveira Neto
Para: DRE PENHA /PREFEITO RICARDO NUNES / MINISTÉRIO PÚBLICO
Nós, pais e responsáveis das crianças matriculadas no CEI Afonso Silveira Neto, manifestamos nossa profunda indignação com a decisão repentina de encerramento das atividades da unidade.
Na data de 01/10/2025, fomos surpreendidos com a notícia de que o CEI deixaria de funcionar, sem qualquer aviso prévio, reunião ou comunicação oficial às famílias. Consideramos essa atitude desrespeitosa e extremamente prejudicial, principalmente para as crianças, que já estão adaptadas, criaram vínculos e encontram no CEI um espaço fundamental para seu desenvolvimento, cuidado e aprendizado.
Diante disso, exigimos a imediata reabertura do CEI e a continuidade das atividades educativas e de acolhimento na unidade. Reforçamos que o fechamento arbitrário desrespeita os direitos das crianças, garantidos pela Constituição e pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), e compromete diretamente a rotina e o bem-estar das famílias atendidas.
Reiteramos que não aceitaremos a transferência compulsória das crianças para outras unidades sem diálogo, transparência e sem considerar o impacto que tal decisão causa em nossas vidas.
Assim, solicitamos:
1. A manutenção e reabertura do CEI Afonso Silveira Neto, garantindo a continuidade do atendimento às crianças já matriculadas.
2. Esclarecimentos imediatos sobre os motivos do fechamento repentino.
3. Diálogo transparente com as famílias, com reuniões abertas e comunicação oficial em qualquer decisão que envolva o futuro do CEI.
Estamos unidos neste abaixo-assinado e encaminharemos à DRE Penha e à Prefeitura, cobrando providências para que o CEI seja mantido em funcionamento.
Atenciosamente,
Pais e responsáveis de alunos do CEI