Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela Preservação e Reconhecimento da Reserva Ecológica da Lagoa do Saci

Para: Prefeitura Municipal de Teresina, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Ministério Público do Estado do Piauí

Nós, cidadãos, moradores do Bairro Saci e defensores do meio ambiente em Teresina (PI), através do Coletivo Lagoa do Saci e da Associação de Moradores do Bairro Saci (AMOS), exigimos a atuação imediata dos órgãos competentes para garantir a preservação, recuperação e o reconhecimento oficial da Reserva Ecológica da Lagoa do Saci, uma área verde de vital importância na zona sul da cidade.

Esta lagoa e sua área verde possuem um valor socioambiental, hídrico e microclimático estratégico, sendo essenciais para mitigar o calor urbano, regular o microclima e proteger a biodiversidade local.

Legalmente, a área se enquadra como Área de Preservação Permanente (APP), conforme o Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012). No entanto, o patrimônio está sob grave ameaça e sofre com:

Cercamentos irregulares feitos com molas de colchão, que obstruem a fauna e já causaram a morte de animais (conforme registros anexos).

Descarte ilegal de lixo e entulho.

Supressão de vegetação nativa.


Diante desta situação de urgência, solicitamos e exigimos que as autoridades tomem as seguintes providências:

1. Reconhecimento oficial da Lagoa do Saci como Área de Preservação Permanente (APP) e/ou Reserva Ecológica Municipal.


2. Fiscalização imediata das cercas irregulares e das intervenções ilegais na área.


3. Retirada urgente da cerca de molas de colchão, que está impedindo a circulação da fauna e causando mortalidade de animais.


4. Visita técnica de equipes da SEMAM e instituições parceiras para estudo e diagnóstico ambiental.


5. Criação de um Parque Ambiental Comunitário, voltado à educação ambiental e à convivência sustentável.


6. Incorporação da área como espaço permanente de pesquisa, transformando-a em um laboratório vivo de aprendizagem e preservação.

A Lagoa do Saci é patrimônio de Teresina. Contamos com o compromisso da SEMAM e demais órgãos para que esta pauta seja transformada em ação concreta.

Assine e junte-se à AMOS e ao Coletivo na defesa da Lagoa do Saci!
Já Assinaram
105 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.





Qual a sua opinião?


Pela Preservação e Reconhecimento da Reserva Ecológica da Lagoa do Saci, para Prefeitura Municipal de Teresina, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Ministério Público do Estado do Piauí foi criado por: Associação de Moradores do Bairro Saci (AMOS).
Esta petição foi criada em 20 outubro 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico