Abaixo-Assinado pela Criação da Disponibilização de uma Linha de Ônibus no Bairro City Jaraguá
Para: Prezado(a) Senhor(a) Prefeito(a) de São Paulo, Secretário(a) Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), e Diretoria da SPTrans (São Paulo Transporte S.A.)
Abaixo-Assinado pela Criação ou Prolongamento de Linha de Ônibus com Destino ao Centro de São Paulo
Destinatário: Prezado(a) Senhor(a) Prefeito(a) de São Paulo, Secretário(a) Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Diretoria da SPTrans (São Paulo Transporte S.A.).
Assunto: SOLICITAÇÃO DE URGENTE IMPLANTAÇÃO/PROLONGAMENTO DE LINHA DE ÔNIBUS LIGANDO O BAIRRO CITY JARAGUÁ (RETÃO) AO CENTRO DE SÃO PAULO
Nós, cidadãos, moradores, trabalhadores e frequentadores do Bairro City Jaraguá, região popularmente conhecida como Retão, no distrito de Jaraguá, vimos por meio desta petição formalizar nossa urgente e legítima solicitação para a criação ou, preferencialmente, o prolongamento de uma linha de ônibus com destino direto ao Centro de São Paulo.
1. Aumento Populacional e Carência de Acesso
O Bairro City Jaraguá (Retão) tem experimentado um crescimento populacional significativo nos últimos anos. Contudo, a infraestrutura de transporte público não acompanhou esse desenvolvimento.
Atualmente, nossos moradores têm acesso quase exclusivo a linhas que se destinam aos terminais regionais (Terminal Pirituba e Terminal Lapa), o que nos obriga a realizar longas, demoradas e onerosas baldeações para alcançar a área central da capital, onde se concentram empregos, serviços públicos, comércio e escolas.
2. A Solução Proposta (Prolongamento Estratégico de Linhas Existentes)
A fim de sanar essa carência de forma eficiente e otimizada, e considerando que linhas com destino ao Centro já circulam em bairros vizinhos, solicitamos a análise técnica para o prolongamento ou desvio do itinerário de uma das seguintes linhas, de modo que passem a atender o City Jaraguá (Retão):
1896/10 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo
8594-10 CID. D'ABRIL / PÇA. RAMOS DE AZEVEDO
8544-10 CID. D'ABRIL 3ª GLEBA / PÇA. DO CORREIO
O novo itinerário sugerido para acesso ao bairro deve incluir vias de grande circulação localizadas no Retão, tais como: Av. Amador Aguiar / Av. Prof. Miguel Franchini Neto / R. Jairo de Almeida Machado / Av. Nelson Palma Travassos / R. Prof. Onésimo Silveira / Rua Professor Affonso José Fioravanti.
Caso o prolongamento das linhas existentes seja comprovadamente inviável, solicitamos, em caráter alternativo, a criação de uma nova linha dedicada com ponto inicial/final na região do Retão e destino direto ao Centro de São Paulo.
3. Justificativa de Urgência
Esta medida não é apenas uma comodidade, mas uma necessidade de acessibilidade e inclusão social que impacta diretamente milhares de vidas. Uma linha direta para o Centro significará:
Redução do Tempo de Viagem e Baldeações: Diminuindo o tempo gasto no deslocamento diário e a exposição dos passageiros nas trocas de ônibus.
Melhoria na Segurança e Qualidade de Vida: Garantindo maior conforto e segurança no trajeto casa-trabalho e casa-estudo.
Contamos com a sensibilidade e o empenho da SPTrans e da Prefeitura de São Paulo para que esta demanda, essencial para os moradores do City Jaraguá, seja analisada e implementada com a maior brevidade possível.
Respeitosamente,