ABAIXO-ASSINADO PELO RETORNO IMEDIATO DO BALANÇO DA BOCA
Para: Superintendente da Sudema e promotora pública de Araruna
Nós, abaixo-assinados, solicitamos o retorno imediato do funcionamento do Balanço da Boca, no Parque Estadual Pedra da Boca, atividade que por 10 anos operou sem qualquer registro de acidente, seguindo critérios técnicos de segurança, certificação dos equipamentos e qualificação profissional dos instrutores responsáveis.
A recente suspensão da atividade e sua transferência para uma licitação emergencial não apresenta qualquer melhoria real nos requisitos de segurança. Nada muda na estrutura técnica dos pontos de ancoragem, não há nova exigência de certificação de equipamentos, e tampouco foram acrescentados critérios mais rigorosos de qualificação dos operadores. Ou seja: a licitação não corrige nada porque não havia irregularidades técnicas a corrigir.
O que se vê é uma decisão política, tomada sem transparência, que ignora a história, o investimento, a experiência e o pioneirismo do criador do Balanço da Boca — agora colocado em situação de perda de seu próprio projeto, enquanto interesses financeiros passam a ditar o futuro da atividade.
A suspensão injustificada causa prejuízo ao turismo local, compromete a renda de condutores e empreendedores da região, e retira do público um dos principais atrativos do Parque Estadual Pedra da Boca.
Por isso, pedimos à SUDEMA e aos órgãos competentes:
1. A revogação imediata da suspensão, devolvendo ao Balanço da Boca o direito de operar enquanto é discutido, de forma técnica e participativa, qualquer ajuste necessário;
2. A valorização do trabalho do criador da atividade, reconhecendo sua competência e histórico de segurança;
3. Que decisões sobre atividades turísticas do parque sejam baseadas em critérios técnicos, e não em interesses políticos ou econômicos.
Assine e apoie o retorno de uma atividade segura, responsável e fundamental para a economia e o turismo de Araruna.
O Balanço da Boca é patrimônio da comunidade. Não pode ser tomado de quem o criou.