Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reivindicação por Mobilidade Urbana Segura e Inclusiva

Para: Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo (SMT) e ao Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV),

À Excelentíssima Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo (SMT) e ao Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV),

Nós, Miguel Costa e Maria Clara Cunha, alunos do Colégio Santa Maria, vimos por meio desta expor uma situação que afeta diariamente milhares de cidadãos: a falta de acessibilidade adequada e de segurança para pedestres em regiões de grande circulação na cidade de São Paulo.

A ausência de rampas acessíveis, pisos táteis bem instalados, travessias sinalizadas e semáforos com tempo suficiente para pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida coloca a população em risco e dificulta o direito básico de ir e vir. Esse problema se agrava principalmente em vias muito movimentadas.

Segundo dados divulgados pelo Diário Oficial em 24/04/2023, o trânsito paulistano continua entre os mais letais do país, o que reforça a necessidade de intervenções urgentes. Além disso, o Artigo 5º da Constituição Federal assegura o direito à livre locomoção, enquanto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destacam a importância de cidades mais seguras, inclusivas e acessíveis.

Diante disso, solicitamos especificamente que a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMT e do DSV, realize melhorias urgentes nas seguintes regiões que apresentam alto fluxo e maior risco para pedestres:

Avenida João Dias (especialmente próximo ao Largo 13);
Avenida Santo Amaro;
Rua Américo Brasiliense;
Entorno do Largo 13 de Maio.

Pedimos:
- Revisão da sinalização de segurança (faixas, placas e semáforos) nesses trechos.
- Instalação e manutenção de rampas acessíveis e pisos táteis, garantindo plena mobilidade a pessoas com deficiência.
- Ajuste do tempo semafórico em cruzamentos movimentados, priorizando pedestres mais vulneráveis.
- Ampliação da acessibilidade no transporte público, com ônibus adaptados e pontos devidamente sinalizados nessas mesmas regiões.

Acreditamos que tais medidas contribuirão para reduzir acidentes, melhorar a circulação e promover uma mobilidade urbana mais justa e eficiente. Esperamos que esta solicitação seja considerada com atenção e urgência, por se tratar de um problema que compromete a segurança e o bem-estar da população.

Atenciosamente,
Miguel Costa e Maria Clara Cunha
Em defesa de uma mobilidade urbana segura e acessível para todos.


Já Assinaram
106 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 02 dezembro 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico