Aumento abusivo da TUPA - Morro de São Paulo
Para: Ministério Publico da Bahia/ Turistas, moradores, comerciantes de MSP
Venho por meio deste, respeitosamente, pedir ajuda do Ministério Publico da Bahia contra os aumentos absurdos da TUPA de Morro de São Paulo e as visíveis faltas de melhorias no local que justifiquem tais aumentos! Eles aprovaram no dia 10/12/25 um aumento da taxa de R$ 50,00 para R$ 70,00 a partir do dia 20/12/25. E em 1º de julho de 2026 terá outro reajuste, com apenas 6 meses do anterior, de R$ 70,00 para R$ 90,00. É uma falta de respeito com os turistas, moradores e comerciantes!
Como pretendem justificar esse aumento brutal? O que fizeram com os R$ 50,00 que já pagamos? Não vemos melhorias significativas na infraestrutura ou serviços. E não falo só na Vila (que a primeira vista é perfeita), falo das zonas periféricas, falo de Campinho, Mangaba, Zimbo, Quilombo, Lagoa e Gamboa! Cadê o conserto das madeiras de proteção no píer do Forte? Ou do Mirante da Tirolesa? Cadê a melhoria no píer de entrada ou vigilância nas lanchas que fazem translado Valença x Morro? Cadê a Brigada do Corpo de Bombeiro dentro de Morro de São Paulo? Tantos incêndios seriam combatidos com mais brevidade e sucesso!! Ou a simples instalação de lixeira e limpeza constante das praias? Cadê as melhorias para o turista, para os próprios moradores e comerciantes???
Morro de São Paulo é um tesouro, mas com esse aumento, corre o risco de se tornar um luxo inacessível. Quem vai pagar esse preço? Os turistas vão fugir, a economia local vai sofrer!
Precisamos ser ouvidos! Queremos dizer não ao aumento! Por favor nos ajude a ter voz!