Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Saúde do Idoso é prioridade: Apoie o PL 1454/2025

Para: Prefeitura e Estado de São Pasulo

São Paulo precisa de geriatras nas UBSs e UPAs
Apoie o Projeto de Lei nº 1454/2025

São Paulo está envelhecendo rapidamente.
Hoje, mais de 1,8 milhão de pessoas idosas vivem na cidade, e esse número cresce ano após ano.

Apesar dessa realidade, grande parte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não conta com médicos especialistas em Geriatria, o que resulta em:

diagnósticos tardios,

agravamento de doenças crônicas,

aumento de internações evitáveis,

sobrecarga das emergências,

sofrimento para idosos e suas famílias.

Essa realidade é vivida diariamente no território e motivou a mobilização da sociedade civil.

?? Esta petição é proposta por Fernando Chagas, assessor parlamentar, liderança comunitária e atuante na defesa dos direitos da pessoa idosa, da infância e das políticas públicas de saúde, a partir da escuta direta do território e das demandas reais da população idosa.

Como resposta concreta a esse cenário, tramita na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei nº 1454/2025, de autoria do Vereador Eliseu Gabriel, que propõe garantir a presença de médicos geriatras na rede municipal de saúde, conforme a demanda e a realidade local de cada unidade.

O Projeto está alinhado com:

a Constituição Federal (artigos 196 e 198 – direito à saúde e organização do SUS);

o Sistema Único de Saúde (SUS);

o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003);

e o envelhecimento acelerado da população paulistana.

?? Não se trata de privilégio.
Trata-se de garantir atendimento adequado, humanizado e especializado para quem envelheceu construindo esta cidade.

?? Ao assinar esta petição, você pede aos vereadores e ao Prefeito de São Paulo que apoiem e aprovem o PL nº 1454/2025, fortalecendo a prevenção, a dignidade e a qualidade do atendimento à pessoa idosa no SUS municipal.


Geriatra na UBS não é luxo. É prevenção, economia e dignidade.
Assine, compartilhe e ajude a fortalecer essa causa
Já Assinaram
27 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 22 janeiro 2026
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico