Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra a junção da Educação Infantil com os Anos Iniciais na Escola Municipal Moreira Brandão

Para: Secretaria Municipal de Educação de São Fidélis – RJ

Nós, pais, mães e responsáveis pelos alunos da Escola Municipal Moreira Brandão, localizada na Fazenda Recreio, zona rural de São Fidélis – RJ, manifestamos nossa posição contrária à junção da Educação Infantil com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A escola já funciona em regime multisseriado, com recursos mínimos e em condições precárias. A proposta de incluir crianças da Educação Infantil em uma turma já multisseriada do 1º ao 5º ano agrava ainda mais a precarização do ensino, comprometendo o desenvolvimento infantil e o direito à aprendizagem.

A Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental são etapas distintas da Educação Básica, com objetivos pedagógicos, metodologias e tempos de aprendizagem diferentes, conforme a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Plano Municipal de Educação de São Fidélis.

O Plano Municipal de Educação garante a permanência das turmas nas comunidades rurais sempre que houver demanda, não estabelece número mínimo de alunos para o funcionamento das turmas do campo e não autoriza a junção de etapas educacionais por contenção de gastos.

Ressaltamos que decisões administrativas baseadas apenas em economia não podem se sobrepor ao melhor interesse da criança nem ao direito constitucional à educação com qualidade.

Diante disso, solicitamos que a Secretaria Municipal de Educação de São Fidélis não realize a junção da Educação Infantil com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, garantindo organização pedagógica adequada, respeito à legislação vigente e dignidade às crianças da zona rural.
Já Assinaram
7 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 28 janeiro 2026
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico