Solicitação de implantação de faixa amarela
Para: Prefeitura municipal de Curitiba
Nós, moradores da Rua Miguel José Grein, CEP (81720-060), no bairro Xaxim, em Curitiba/PR, viemos por meio deste solicitar à Prefeitura Municipal de Curitiba e ao órgão competente de trânsito a implantação de faixa amarela (proibição de estacionamento) em trecho específico da referida via, especialmente nas proximidades da esquina com as ruas Coronel Luis José dos Santos e da Rua Leôncio Lopes Cortiano.
Atualmente, há uma loja de veículos situada na quadra, que utiliza a via pública para estacionar automóveis à venda, ocupando ambos os lados da rua, estendendo-se por toda a quadra e, em alguns momentos, por mais de uma quadra. Além disso, frequentemente são colocados veículos sobre a calçada, impedindo a circulação segura de pedestres.
Essa situação tem causado diversos transtornos, tais como:
redução significativa do espaço de circulação de veículos;
dificuldade de manobra, especialmente por se tratar de uma esquina;
risco de acidentes;
impossibilidade de circulação de pedestres pela calçada, obrigando-os a transitar pela rua;
prejuízo à mobilidade e à segurança dos moradores e transeuntes.
Diante disso, solicitamos a implantação de faixa amarela em um dos lados da via, de modo a organizar o estacionamento, garantir a fluidez do trânsito e assegurar o direito de circulação de pedestres, evitando o uso indevido da via pública para fins comerciais.
Entendemos que a medida contribuirá para a segurança, acessibilidade e organização do espaço urbano, beneficiando toda a comunidade local.
Curitiba, 09 de fevereiro de 2026.