Implantação de bioimpedância em todos os centros de hemodiálise do Brasil
Para: Ministério da Saúde do Brasil Secretarias Estaduais de Saúde Secretarias Municipais de Saúde Direções clínicas dos centros de hemodiálise Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Copie o texto abaixo:
Nós, pacientes renais crônicos, familiares, cuidadores e cidadãos brasileiros, solicitamos a implantação de equipamentos de bioimpedância corporal multifrequencial em todos os centros de hemodiálise do Brasil, sejam públicos, conveniados ou privados.
O controle adequado do volume de líquidos é um dos fatores mais importantes para a segurança dos pacientes em hemodiálise. A sobrecarga hídrica está associada a complicações cardiovasculares, hipotensão durante as sessões, internações frequentes e redução significativa da qualidade e expectativa de vida.
A bioimpedância permite avaliar com maior precisão o estado de hidratação corporal, auxiliando as equipes médicas na determinação do peso seco ideal e contribuindo para um tratamento mais seguro, individualizado e eficaz.
Embora já utilizada em diversos centros no Brasil e no mundo, essa tecnologia ainda não está disponível de forma universal, criando desigualdade no acesso a um cuidado mais preciso e preventivo.
Considerando o direito à saúde, à dignidade da pessoa humana e à melhoria da qualidade de vida dos pacientes, solicitamos que gestores públicos e responsáveis pelos serviços de diálise adotem a bioimpedância como recurso padrão no acompanhamento de pacientes em hemodiálise em todo o território nacional.
Cuidar da hidratação do paciente renal é preservar vidas.
Assine e compartilhe esta causa.