Pelo fim dos Rodeios e Provas de Laço em Jacareí: Respeito à Lei e aos Animais!
Para: Ministério Público do Meio Ambiente da Comarca de Jacareí, Prefeitura Municipal de Jacareí, Sindicato Rural de Jacareí e Jacareí Expo Agro.
Amigos e cidadãos de Jacareí,
Acreditamos que a verdadeira evolução de uma sociedade se mede pela forma como tratamos aqueles que não têm voz. Os animais são seres sencientes, dotados de vida e capazes de sentir medo, dor e exaustão, criados pela mesma força que nos sustenta. Hoje, nossa cidade ainda permite rodeios que utilizam o estresse e o sofrimento de seres inocentes como forma de entretenimento.
1. Montarias.
- Montaria em Touros: A modalidade mais popular. O peão precisa permanecer sobre o touro por pelo menos 8 segundos.
- Cutiano: Prova genuinamente brasileira e considerada a mais tradicional. É uma montaria em cavalos, onde o peão usa um arreio específico e precisa acompanhar o pulo do animal.
- Bareback (Montaria em lombo): O peão monta no cavalo sem sela ou arreio, segurando apenas em uma alça de couro.
- Sela Americana: Montaria em cavalo onde o peão utiliza uma sela especial e estribos.
2. Provas Cronometradas e de Laço.
- Três Tambores: Prova técnica de velocidade, geralmente disputada por mulheres. A competidora deve contornar três tambores dispostos na arena no menor tempo possível.
- Team Roping (Laço em Dupla): Dois cavaleiros (cabeceiro e pezeiro) trabalham juntos para laçar a cabeça e as patas traseiras de um boi em movimento.
- Ranch Sorting: Prova de dupla que consiste em separar bois de um curral para o outro, em uma ordem numérica, em um tempo determinado.
- Bulldogging (Laço de cão/bulldog): O peão salta do cavalo em movimento sobre o boi para derrubá-lo, segurando pelos chifres.
- Laço de Bezerro (Tie-down Roping): O competidor laça o bezerro, desce do cavalo e amarra três patas do animal.
- Team Penning: Prova em equipe (geralmente 3 cavaleiros) que tem como objetivo separar bois específicos do gado e levá-los para um curral.
Esta prática não apenas fere o corpo desses animais, mas também fere o nosso espírito comunitário e a ética que desejamos transmitir aos nossos filhos. Nossa missão é alinhar nosso coração às nossas leis:
Respeito à Vida: A nossa Lei Orgânica exige a proteção da fauna contra qualquer forma de crueldade.
Justiça e Ética: Não podemos ignorar que o uso de instrumentos de coerção para gerar espetáculo é uma violação da dignidade animal e da Lei Municipal nº 6.273/2019.
Educação para a Paz: Queremos uma cidade que eduque para a empatia e para a construção de uma sociedade sustentável e amorosa.
O que pedimos:
Pedimos o cancelamento de autorizações para rodeios e uma fiscalização rigorosa que impeça o uso de animais em práticas que causem sofrimento. Ao assinar este documento, você não está apenas apoiando uma mudança na lei, mas está sendo a voz da compaixão e do amor incondicional. Vamos transformar Jacareí em um exemplo de respeito a todas as formas de vida.
Assinado,
Layra Zimmer e cidadãos de Jacareí.
|
Já Assinaram
2
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|