Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Manutenção da contratação dos colaboradores administrativos terceirizados da UFRA Campus Capitão Poço

Para: Comunidade Acadêmica da UFRA Campus de Capitão Poço

MANIFESTO PELA MANUTENÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO E DOS COLABORADORES ADMINISTRATIVOS TERCEIRIZADOS

No dia 10 de maio de 2026, a comunidade acadêmica foi surpreendida pela informação de que os colaboradores administrativos vinculados ao Contrato nº 17/2022 receberam aviso prévio, com encerramento previsto de seus vínculos em 02 de junho de 2026.

É amplamente reconhecida a relevância desses profissionais para o funcionamento das atividades administrativas da instituição, especialmente nas coordenações de cursos, Gerência Acadêmica e Gerência Administrativa. Ao longo dos anos, esses colaboradores acumularam conhecimento técnico, experiência operacional e domínio dos procedimentos institucionais, tornando-se peças fundamentais para a continuidade e eficiência dos serviços prestados à comunidade universitária.

Embora existam informações sobre a possível contratação emergencial de novos profissionais para suprir as demandas dessas unidades, até o momento não há definição de datas ou garantias quanto à efetiva reposição dos postos de trabalho. Tal cenário gera insegurança e compromete o planejamento das atividades administrativas.

Diante desse contexto, manifestamos nossa preocupação com qualquer medida que resulte na substituição dos atuais colaboradores. A troca de profissionais neste momento acarretará inevitavelmente perda de conhecimento institucional, necessidade de treinamento e período de adaptação, fatores que impactam diretamente a qualidade, a celeridade e a continuidade dos serviços prestados.

Assim, este manifesto reafirma o pleito pela manutenção integral do quantitativo de postos de trabalho, bem como pela permanência dos atuais colaboradores administrativos terceirizados, conforme apresentado na Tabela 1. Entendemos que a preservação dessas equipes representa medida essencial para garantir a continuidade das atividades administrativas, a eficiência dos serviços e o adequado atendimento às demandas da comunidade acadêmica.

Tabela 1- Colaboradores administrativos e postos de trabalho
# Unidade administrativa Colaborador(a)
1 Coordenação de Licenciatura em Computação VALDI MACHADO CARDOSO
Coordenação de Sistema da Informação SARAH LETICIA DE SOUZA PEIXOTO
Coordenação de Agronomia JAQUELINE DE JESUS MONTEIRO FUKUDA
Coordenação de Engenharia Florestal LAIS RARYANNE DOS REIS COSTA
Gerência Administrativa ANGÉLICA SILVA LINS

Por essas razões, manifestamo-nos pela irrestrita manutenção dos atuais colaboradores e respectivos postos de trabalho, em respeito ao interesse público, à continuidade administrativa e à qualidade dos serviços prestados pela instituição.

Capitão Poço-PA, 21 de maio de 2026
Já Assinaram
15 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 21 maio 2026
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico