Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PETIÇÃO PÚBLICA PELA TROCA DA DIREÇÃO ESCOLAR E PELA RETIRADA DEFINITIVA DO PROFESSOR SÍLVIO PEREIRA MOITINHO DA ESCOLA LAURINDA PEREIRA LEITE

Para: Diretoria de Ensino em Região Leste 2

PETIÇÃO PÚBLICA PELA TROCA DA DIREÇÃO ESCOLAR E PELA RETIRADA DEFINITIVA DO PROFESSOR SÍLVIO PEREIRA MOITINHO

Nós, pais, mães, responsáveis, familiares e membros da comunidade escolar, viemos por meio desta petição manifestar nossa profunda indignação e preocupação com a atual gestão da escola, bem como exigir providências imediatas diante dos graves acontecimentos que vêm sendo relatados dentro do ambiente escolar.

Há muito tempo diversos pais relatam situações de omissão, falta de transparência e negligência por parte da direção atual da escola. Muitos responsáveis afirmam não terem sido devidamente informados sobre ocorrências graves envolvendo alunos, além de relatarem que crianças estariam sendo orientadas ou induzidas a não comentar determinados acontecimentos com seus familiares, o que consideramos extremamente preocupante e incompatível com um ambiente escolar seguro e acolhedor.

Recentemente, tornou-se de conhecimento de diversos pais um grave caso envolvendo o professor Sílvio Pereira Moitinho, relacionado a denúncias de assédio dentro da escola. Segundo relatos, a direção escolar novamente teria omitido informações importantes dos responsáveis, deixando pais e mães sem o devido esclarecimento sobre os fatos ocorridos.

Além disso, há registros anteriores de ocorrência em delegacia envolvendo o mesmo professor, relacionados à agressão contra duas crianças dentro da unidade escolar, bem como diversos relatos de comportamentos inadequados, incluindo falas racistas e atitudes consideradas abusivas e constrangedoras contra alunos. Mesmo diante da gravidade das denúncias e da recorrência dos relatos, não foram tomadas medidas efetivas capazes de garantir segurança, confiança e proteção às crianças.

Diante disso, exigimos:

• A substituição imediata da atual direção escolar por uma gestão comprometida com a transparência, responsabilidade, proteção das crianças e diálogo verdadeiro com as famílias;

• A apuração séria, transparente e imparcial de todas as denúncias envolvendo omissões da direção e ocorrências dentro da escola;

• A retirada definitiva do professor Sílvio Pereira Moitinho do ambiente escolar, e não apenas um afastamento temporário de 180 dias, como divulgado no Diário Oficial;

• Garantias de que pais e responsáveis serão devidamente comunicados sobre qualquer ocorrência envolvendo a integridade física, emocional e psicológica dos alunos;

• A implementação de medidas concretas de proteção, acolhimento e fiscalização dentro da escola, visando restaurar a segurança e a confiança da comunidade escolar.

Nossas crianças merecem um ambiente seguro, transparente, respeitoso e verdadeiramente comprometido com seu bem-estar. A escola deve ser um local de proteção, aprendizado e confiança — jamais de medo, silêncio ou omissão.

Por isso, pedimos às autoridades competentes que ouçam a voz das famílias e tomem providências urgentes diante da gravidade dos fatos apresentados nesta petição.

Assinam esta petição:
Pais, responsáveis e membros da comunidade escolar.
Já Assinaram
338 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 27 maio 2026
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico