Isonomia Constitucional – Jornada 5x2 (40h Presenciais) e 30 Dias de Férias Anuais para Deputados
Para: Toda a População
PETIÇÃO PÚBLICA: Pela Isonomia Constitucional – Jornada 5x2 (40h Presenciais), Limite de Trabalho Remoto e 30 Dias de Férias Anuais para Deputados
Destinatários: Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleias Legislativas do Brasil.
?? Resumo da Petição
Nós, cidadãos brasileiros abaixo-assinados, exigimos a imediata regulamentação e equiparação dos deveres funcionais dos deputados federais e estaduais à realidade da classe trabalhadora do país. Propomos a instituição da jornada de trabalho de 5 dias de trabalho por 2 dias de descanso (5x2), com carga horária de 40 horas semanais, a limitação do trabalho remoto a no máximo 25% das atividades anuais, bem como a redução do recesso parlamentar para o limite máximo de 30 dias de férias anuais, igualando as regras da classe política às da população que os elegeu.
?? Justificativa e FundamentaçãoPerfeito. Ajustei o escopo do texto para englobar expressamente todo o Poder Legislativo (Deputados Federais, Estaduais, Distritais e Senadores), garantindo que nenhuma esfera política fique de fora da exigência de isonomia.
Aqui está a versão definitiva e abrangente:
PETIÇÃO PÚBLICA: Pela Isonomia Constitucional – Jornada 5x2 (40h Presenciais), Limite de Trabalho Remoto e 30 Dias de Férias Anuais para Todo o Poder Legislativo
Destinatários: Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), Assembleias Legislativas Estaduais e Câmara Legislativa do Distrito Federal.
?? Resumo da Petição
Nós, cidadãos brasileiros abaixo-assinados, exigimos a imediata regulamentação e equiparação dos deveres funcionais de todos os membros do Poder Legislativo brasileiro (Senadores, Deputados Federais, Estaduais e Distritais) à realidade da classe trabalhadora do país. Propomos a instituição da jornada de trabalho de 5 dias de trabalho por 2 dias de descanso (5x2), com carga horária de 40 horas semanais, a limitação do trabalho remoto a no máximo 25% das atividades anuais, bem como a redução do recesso parlamentar para o limite máximo de 30 dias de férias anuais, igualando as regras da classe política às da população que a elegeu.
?? Justificativa e Fundamentação
O princípio da isonomia, consagrado no Artigo 5º da Constituição Federal, dita que todos são iguais perante a lei. No entanto, a atual estrutura do Poder Legislativo no Brasil criou uma classe de representantes que opera à margem da realidade enfrentada pelo trabalhador comum.
Enquanto a sociedade civil cumpre rotinas rigorosas e dispõe de apenas 30 dias de férias por ano para garantir o sustento do país, senadores e deputados frequentemente concentram suas atividades deliberativas em apenas dois ou três dias da semana (de terça a quarta ou quinta-feira) e usufruem de múltiplos recessos legislativos ao longo do ano, totalizando períodos de descanso muito superiores aos de qualquer outro trabalhador brasileiro.
Reconhecemos a importância de os parlamentares visitarem suas bases eleitorais e ouvirem os municípios de seus estados. Contudo, essa atividade não pode servir de justificativa para o esvaziamento crônico dos plenários e comissões em Brasília e nas capitais. A regulamentação do trabalho remoto deve possuir um teto rígido e técnico, garantindo que o foco principal do mandato seja o debate e a votação presencial das leis.
Visto que os membros do Legislativo são servidores da nação, eleitos pelo povo e remunerados integralmente com recursos públicos, é urgente que seus deveres institucionais espelhem as obrigações do cidadão comum. Quem tem a prerrogativa de criar as leis que impactam a rotina de trabalho e descanso dos brasileiros deve, por coerência ética e moral, submeter-se ao mesmo regime.
Benefícios da Equiparação:
Justiça e Isonomia Real: Alinhamento dos mandatos políticos ao teto padrão da CLT e do funcionalismo público de 40 horas semanais e 30 dias de férias anuais.
Fim dos Privilégios de Descanso: A extinção dos longos recessos parlamentares de meio e fim de ano em todas as esferas (federal, estadual e distrital), limitando o descanso da classe política ao padrão constitucional de todo trabalhador.
Presença e Produtividade Comprovadas: A fixação de um teto para o trabalho remoto impede abusos, combatendo o absenteísmo e assegurando que os parlamentares estejam fisicamente presentes onde as decisões são tomadas.
? O Que Exigimos
Para que o Brasil tenha uma representação política conectada com a realidade do seu povo, instamos as Casas Legislativas a adotarem as seguintes medidas:
Alteração nos Regimentos Internos e na Constituição: Reforma para fixar a jornada de trabalho parlamentar de segunda a sexta-feira, com dedicação presencial contínua no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmara Distrital.
Teto Rígido para Atividade Remota: Regulamentação e limitação das votações e debates virtuais a um máximo de 25% das sessões anuais, cota esta destinada exclusivamente para que os parlamentares cumpram agendas indispensáveis de fiscalização e atendimento direto em suas bases eleitorais.
Equiparar os Recessos às Férias Padrão: Adequação do calendário legislativo para que a soma de todos os recessos anuais dos congressistas e deputados não ultrapasse o limite de 30 dias corridos por ano, extinguindo as folgas prolongadas de julho e do recesso de fim de ano.
Controle de Ponto Rigoroso: Implementação de registro biométrico diário de presença (manhã e tarde) para os dias de escala presencial, com desconto salarial automático e proporcional em caso de faltas não amparadas por licença médica legal.
Assine esta petição se você defende que quem governa e cria as leis deve trabalhar e ter os mesmos direitos e deveres de quem as cumpre!
O princípio da isonomia, consagrado no Artigo 5º da Constituição Federal, dita que todos são iguais perante a lei. No entanto, a atual estrutura do Poder Legislativo no Brasil criou uma classe de representantes que opera à margem da realidade enfrentada pelo trabalhador comum.
Enquanto a sociedade civil cumpre rotinas rigorosas e dispõe de apenas 30 dias de férias por ano para garantir o sustento do país, os parlamentares frequentemente concentram suas atividades deliberativas em apenas dois ou três dias da semana (de terça a quarta ou quinta-feira) e usufruem de múltiplos recessos legislativos ao longo do ano, totalizando períodos de descanso muito superiores aos de qualquer outro trabalhador.
Reconhecemos a importância de os deputados visitarem suas bases eleitorais e ouvirem os municípios. Contudo, essa atividade não pode servir de justificativa para o esvaziamento crônico dos plenários e comissões em Brasília e nas capitais. A regulamentação do trabalho remoto deve possuir um teto rígido e técnico, garantindo que o foco principal do mandato seja o debate e a votação presencial das leis.
Visto que os deputados são servidores da nação, eleitos pelo povo e remunerados integralmente com recursos públicos, é urgente que seus deveres institucionais espelhem as obrigações do cidadão comum. Quem tem a prerrogativa de criar as leis que impactam a rotina de trabalho e descanso dos brasileiros deve, por coerência ética e moral, submeter-se ao mesmo regime.
Benefícios da Equiparação:
Justiça e Isonomia Real: Alinhamento dos mandatos políticos ao teto padrão da CLT e do funcionalismo público de 40 horas semanais e 30 dias de férias anuais.
Fim dos Privilégios de Descanso: A extinção dos longos recessos parlamentares de meio e fim de ano, limitando o descanso dos deputados ao padrão constitucional de todo trabalhador brasileiro.
Presença e Produtividade Comprovadas: A fixação de um teto para o trabalho remoto impede abusos, combatendo as "votações fantasmas" e assegurando que os parlamentares estejam fisicamente presentes onde as decisões são tomadas.
? O Que Exigimos
Para que o Brasil tenha uma representação política conectada com a realidade do seu povo, instamos as Casas Legislativas a adotarem as seguintes medidas:
Alteração nos Regimentos Internos e na Constituição: Reforma para fixar a jornada de trabalho parlamentar de segunda a sexta-feira, com dedicação presencial contínua em Brasília e nas respectivas Assembleias Estaduais.
Teto Rígido para Atividade Remota: Regulamentação e limitação das votações e debates virtuais a um máximo de 25% das sessões anuais, cota esta destinada exclusivamente para que os parlamentares cumpram agendas indispensáveis de fiscalização e atendimento direto em suas bases eleitorais.
Equiparar os Recessos às Férias Padrão: Adequação do calendário legislativo para que a soma de todos os recessos anuais dos parlamentares não ultrapasse o limite de 30 dias corridos por ano, extinguindo as folgas prolongadas de julho e do recesso de fim de ano.
Controle de Ponto Rigoroso: Implementação de registro biométrico diário de presença (manhã e tarde) para os dias de escala presencial, com desconto salarial automático e proporcional em caso de faltas não amparadas por licença médica legal.
Assine esta petição se você defende que quem governa e cria as leis deve trabalhar e ter os mesmos direitos e deveres de quem as cumpre!